3 horas atrás 1

Com celular vetado em sala de aula, TikTok faz guia para professores

Segundo a executiva, a iniciativa atende a uma demanda de professores do Brasil e de outros países global. Os docentes relataram ter dificuldades para acompanhar a velocidade das transformações digitais e pediram ferramentas práticas para orientar os adolescentes, diz.

O material foi construído, continua, de modo a reduzir a assimetria de conhecimento tecnológico em sala de aula e com linguagem acessível. Haverá dicas de letramento digital, midiático e de segurança, além de atividades, como propostas de discussões para o professor promover debates sobre pensamento crítico a respeito das redes sociais e adaptá-lo à realidade de seus alunos.

O guia é lançado globalmente no momento em que o TikTok é apontado como causa de vício digital entre jovens. Na Europa, a Comissão Europeia acusa o app de burlar as regras do bloco para criar mecanismos que tornem os jovens dependentes da plataforma. Nos Estados Unidos, o app era alvo de uma ação judicial movida por jovens que argumentam terem ficado viciados em redes sociais —TikTok e Snap fecharam um acordo, mas Meta e Google continuam réus.

O TikTok disponibilizará o material digitalmente, mas ainda não informa de que maneira. Também hoje o TikTok lança a segunda edição da "Segurança Tamanho Família", um cartilha sobre um ambiente digital saudável criada em parceria com a SaferNet Brasil e voltada a mães, pais e responsáveis. A organização será parceira da rede social também na divulgação do guia para educadores, afirma Guise.

Celulares proibidos

Para a diretora, ignorar nas escolas debates sobre o ambiente digital seria "tapar o sol com a peneira", ainda que as legislações de diversos países, incluindo uma lei federal do Brasil, proíbam o uso dos aparelhos nas escolas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro