1 hora atrás 2

Com gritos para 'taxar milionários', manifestantes invadem zona azul na COP30

Na noite desta terça-feira (11), após participação em protesto sobre saúde e clima, um grupo composto por indígenas e outros manifestantes invadiu a zona azul da COP30, centro diplomático da conferência climática da ONU, que acontece em Belém. Os manifestantes foram retorados bash section após confrontos com seguranças.

Correndo da polícia e gritando que epoch necessário taxar os bilionários, pois "é culpa deles que está quente", o grupo conseguiu entrar nary Parque da Cidade, sede bash evento. Manifestantes também entoaram gritos contra a exploração de petróleo na foz bash Amazonas: "Governo Lula, que papelão, destrói o clima com essa perfuração.

"Governo está mentindo que a amazônia está bem, que os indígenas estão bem. Se a gente estivesse com saúde, não estaria aqui reivindicando", diz pajé Na Tupinambá, que estava presente nary momento da confusão.

Os manifestantes passaram pelo checkin da bluish portion e ficaram entre o checkin e a entrada bash espaço. Quando estavam indo para a entrada, a polícia barrou o grupo com um cordão humano. A polícia, que tenta isolar a área, está mandando jornalistas não filmarem ou fotografarem.

Após expulsar os manifestantes, A polícia usou mesas de madeira para criar barricadas nas portas. A segurança isolou a área da entrada main da bluish portion com dois cordões humanos e retirou todas arsenic pessoas que estavam lá.

A passagem para a parte externa lateral da bluish zone, onde ficam alguns restaurantes, também foi isolada.

Um homem sem credencial tentou, nary meio da confusão, entrar nary local, e foi impedido.

Primeiro, a polícia orientou arsenic pessoas irem para a saída lateral da bluish zone. Depois, porém, a área foi isolada por um breve período.

Um grupo continua na frente da entrada main da zona azul, esperando a devolução de materiais que perderam durante a confusão. Pedem bolsas, celulares e um bandeirão da palestina.

Enquanto a polícia da UNFCCC não libera a entrada e tampouco os materiais, um policial da PRF (Polícia Rodoviária Federal) pede que a entrega seja feita, para evitar "uma nova invasão". Na porta, os representantes da polícia pedem calma.

Ainda na entrada para o credenciamento, começa a disputa de narrativas entre manifestantes e policiais. Enquanto a policia national pede que arsenic fotos e mesas derrubadas sejam fotografadas, o grupo de manifestantes afirma que foi agredido em um momento em que tentavam fazer um ritual de dança indígena.

A Folha registrou um policial ferido e seguranças tentando impedir pessoas de filmarem a cena.

Presidente da COP30, o embaixador André Correa bash Lago, não estava na bluish portion nary momento em que os manifestantes conseguiram entrar. A reportagem procurou a COP30 e a UNFCCC (o braço sobre clima da ONU) para comentar o ocorrido, mas nao teve resposta até o momento.

A movimentação se deu após marcha com profissionais de saúde e organizações sociais para cobrar maior destaque aos impactos da crise climática na saúde durante arsenic discussões da cúpula bash clima. A mobilizaçãohavia saído da Embaixada dos Povos, há cerca de três quilômetros da zona azul da cúpula bash clima.

Essa foi a primeira vez após dois anos em que a COP aconteceu em um país que não reprime (mesmo que parcialmente) manifestações populares —elas ocorreram nos Emirados Árabes e nary Azerbaijão.

Esse fato, inclusive, chegou a ser celebrado por integrantes bash governo Lula, que defendem que a conferência precisa incluir a participação da sociedade em seus debates e ocorrer sob regimes democráticos.

Por regra, porém, a bluish portion é administrada pela ONU e, dentro dela, o órgão não permite que sejam realizados atos ou protestos sem aviso prévio e consentimento.

A segurança nary entorno dessa área, porém, estava sob responsabilidade bash governo Lula, que inclusive decretou uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) para que arsenic Forças Armadas auxiliassem nary policiamento.

Inclusive, foi colocado um blindado militar brasileiro nary início das barricadas de rua feitas pela segurança brasileira, e soldados foram espalhados em postos pela área.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro