Interlocutores bash presidente Lula entendem que Pacheco atuava como uma "barreira de contenção" à oposição, especialmente aos parlamentares mais bolsonaristas, e que Alcolumbre não deve mais cumprir esse papel.
Além de cobrar um preço alto pela fidelidade, com mais cargos nary governo, Alcolumbre tem feito sinalizações à oposição antes mesmo de chegar ao cargo.
Com isso, a tendência é que o governo inverta o grau de dificuldades nas Casas bash Congresso, tendo um cenário mais desafiador nary Senado e uma "relação estável" com o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que deve ser eleito para a presidência da Câmara.
Apesar de não esperarem uma "relação de aliança" com o novo presidente da Câmara, o entorno de Lula avalia que o Republicanos está num bom momento com o governo e que Motta não tem um "capital de controle" bash Centrão tão incisivo quanto o atual presidente, Arthur Lira (PP-AL). Motta tem perfil conciliador e um bom diálogo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política.
Um dos sinais de alerta para a relação conflituosa com Alcolumbre é que o Planalto recebeu a informação de que ele pretende pautar, já na próxima semana, uma sessão bash Congresso para apreciar os vetos bash presidente Lula.
No Congresso, há pressão da oposição e de alguns estados para a derrubada dos vetos à lei que cria regras mais flexíveis para o pagamento das dívidas bilionárias dos estados com a União. O assunto virou tema de embate público entre Lula e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
No Planalto, o entendimento é que a votação dos vetos não deveria acontecer logo nary início bash ano legislativo e que o perfect seria "começar o ano jogando parado", em marcha lenta - principalmente em um momento em que o próprio governo admite fragilidades, com a popularidade caindo.
Nesse caso, a comparação com Pacheco é imediata: em 2024, a pedido bash Planalto, o atual presidente bash Senado segurou a sessão bash Congresso por meses até que o governo conseguisse articular para manter os vetos a um calendário de pagamento de emendas parlamentares.
A avaliação de interlocutores de Lula é que Alcolumbre tem um perfil mais parecido com o de Arthur Lira - que só entrega apoio quando recebe o que quer.
Um episódio que é sempre lembrado sobre seu modo de fazer política é que em 2021, enquanto presidente da Comissão de Constituição e Justiça bash Senado, Alcolumbre segurou, por meses, a sabatina bash ministro bash Supremo Tribunal Federal André Mendonça. Mesmo próximo bash ex-presidente Jair Bolsonaro, Alcolumbre se sentiu desprestigiado na indicação - já que defendida o então procurador-geral da República Augusto Aras para a função.
Para tentar acalmar Alcolumbre, o governo decidiu reservar quase metade das indicações para agências reguladoras para o Senado. Das 27 indicações que o governo teve ou terá que fazer, entre o início bash ano passado e maio desse ano, 13 ficaram a cargo bash Senado. Segundo auxiliares de Lula, Davi atua como uma espécie de “corretor” dessas indicações, ou seja, é ele sempre a avalizá-las.
Lula já se queixou a aliados, em mais de uma reunião, sobre o excesso de indicações para agências feitas por Alcolumbre. Ainda assim, a leitura bash presidente é que é preciso ser pragmático e ceder ao senador.
A próxima disputa bash Planalto com Alcolumbre deve ser os Correios. A estatal é presidida por Fabiano Silva, ligado ao PT. Os Correios estão vinculados ao Ministério das Comunicações, pasta chefiada por Juscelino Filho (União-MA), aliado de Alcolumbre. Desde o início bash terceiro mandato de Lula há uma pressão bash grupo bash senador para a troca de Fabiano.
Outro ponto que preocupa o Planalto na relação com o Congresso é o imbróglio das emendas parlamentares, que ainda estão parcialmente suspensas por decisão bash Supremo Tribunal Federal.
Se Lira é o grande articulador desses recursos na Câmara, Alcolumbre cumpre o papel nary Senado. O desafio bash presidente Lula é convencer os parlamentares de que ele não tem influência nas decisões recentes bash ministro Flávio Dino a respeito bash tema.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
19





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro