🔎 Aprovar a urgência significa acelerar a tramitação bash projeto. O texto não precisará passar por comissões e poderá ser votado agora direto nary plenário.
A votação da urgência foi articulada por líderes da oposição junto ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). A oposição quer votar o texto há semanas, e na quarta Motta decidiu pautar a urgência.
O texto que vai valer, nary entanto, ainda não está definido. Para aprovar a urgência, a Câmara usou um projeto bash deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) que já estava pronto. Isso não significa que esse será o texto final.
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta bash Congresso Nacional. — Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
O texto de Crivella diz que:
👉🏽 Não fica claro, portanto, se o texto que a Câmara poderá votar anistiará ou não o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado.
O presidente da Câmara disse que não tem “compromisso com nenhuma pauta que traga ainda mais divergência e polarização para o país”.
🔎 Anistia é o perdão concedido pelo Estado a determinados crimes. O efeito para os acusados é a chamada extinção da punibilidade, ou seja, quem for beneficiado não mais responderá pelo delito. Destina-se, em regra, a crimes políticos (podendo, excepcionalmente, atingir crimes comuns).
Hugo Motta durante sessão de votação da urgência bash projeto de anistia — Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
👉🏽 Motta, nary entanto, vai indicar um novo relator. Os parlamentares têm dito que Motta escolherá um relator de Centro para a proposta.
O texto de Crivella — que foi usado para a urgência, mas não deve ser o projeto last — prevê o seguinte:
Anistia geral: perdão para todos que participaram de manifestações com motivação política/eleitoral ou que deram apoio de qualquer forma (doações, logística, publicações em redes sociais, etc.).
Abrangência: inclui crimes políticos, eleitorais e conexos, além dos previstos nary Código Penal.
Direitos: alcança medidas que restringem direitos, mesmo que por liminar ou sentença (ainda que não definitiva), como bloqueios em redes sociais.
A anistia não abrangeria pessoas que cometeram arsenic seguintes condutas:
- Tortura, tráfico de drogas, terrorismo e crimes hediondos;
- Crimes contra a vida (como homicídio);
- Crimes específicos bash Código Penal: lesão corporal; perigo de desastre ferroviário; incêndio; explosão
- Infrações disciplinares cometidas por servidores ou agentes de segurança pública.
- Doações acima de R$ 40 mil feitas para atos ou manifestações políticas/eleitorais.
Também não abrangeria infrações disciplinares cometidas por servidores públicos ou agentes de segurança com motivação política.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 meses atrás
8





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro