Assistir a doramas pelo Telegram, app disponível para Android e iPhone (iOS), é uma alternativa gratuita encontrada por usuários para driblar os custos de assinaturas de serviços de streaming. No entanto, a modalidade pode não ser considerada segura e incorrer em crime previsto pela lei brasileira. Alguns dos riscos envolvem a exposição a links que contenham vírus e softwares maliciosos invasores, e até a superlotação do armazenamento do celular. Pensando nisso, o TechTudo montou uma lista com cinco motivos para não assistir a doramas pelo Telegram. Confira, a seguir!
O que é Dorama? Veja o que significa e principais produções do gênero
Como assistir a doramas no Telegram?
É possível encontrar doramas para assistir no Telegram gratuitamente. Diferentes canais ativos na rede social disponibilizam conteúdos do gênero sem autorização de forma semanal ou até diariamente. No entanto, vale destacar que esses grupos estão suscetíveis a bloqueios da rede social devido ao uso inadequado de direitos autorais das obras.
Doramas se tornaram famosos em canais e grupos de discussão no Telegram — Foto: Reprodução/Amazon Prime Video Dorama no Telegram: conheça 5 motivos para não assistir pelo app
O principal motivo para não assistir a doramas em canais do Telegram é o fato de a prática ser considerada crime. Isso porque a lei brasileira prevê que o compartilhamento de produções sem autorização prévia incorre no crime previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro. Os responsáveis pelos canais, assim como os usuários que assistem aos doramas, podem receber pena de até quatro anos de prisão e multa.
É importante ter em mente que a reprodução sem autorização de obras artísticas impede a arrecadação de impostos e pode prejudicar inclusive as produtoras das séries de dar continuidade aos projetos, além de estimular outras pessoas a praticarem o mesmo tipo de crime.
2. A visualização põe o celular em risco
Assistir a doramas no Telegram também pode ocupar muito espaço de armazenamento do celular do usuário. Para assistir a conteúdos pelo app, é preciso realizar o download dos arquivos diretamente dos canais que hospedam as séries, ação que demanda muito espaço de memória. Como consequência, o dispositivo pode ter seu uso prejudicado, ocasionando lentidão ao processar informações de outros apps. Além disso, há riscos adicionais associados, como a presença de vírus e malwares nos arquivos, que podem invadir o aparelho sem que o usuário se dê conta e capturar informações pessoais sensíveis.
Usuários que assistem a doramas no Telegram estão expostos a links com malwares — Foto: Divulgação/Pixabay 3. A qualidade não é a melhor
Como os doramas no Telegram não são disponibilizados por plataformas oficiais, os arquivos tendem a ter uma qualidade muito inferior. A prática prejudica a experiência dos usuários com a qualidade estética esperada do gênero. Para se ter uma ideia, é possível encontrar arquivos com áudios incompreensíveis, traduções equivocadas e imagens distorcidas e até com aparência de blocos pixelados. Também é possível encontrar arquivos com cortes inesperados, não finalizados ou conteúdos misturados com outras produções, comprometendo por completo a experiência ao assistir.
Doramas piratas tendem a ter qualidade inferior de imagem e áudio, o que prejudica experiência de usuários — Foto: Mariana Saguias/TechTudo 4. Existem alternativas para assistir a doramas gratuitamente
É importante deixar claro que existem opções gratuitas para assistir a doramas. Serviços de streaming como Amazon Prime Video, por exemplo, oferecem um período de testes gratuito de 7 dias para interessados. Na plataforma, é possível encontrar diversos doramas famosos. Outra opção gratuita é o Pluto.tv. Caso usuários tenham interesse, existem serviços pagos que oferecem uma série de doramas, como a Netflix.
É possível assistir a doramas no Amazon Prime Video — Foto: Reprodução/Amazon Prime 5. A prática prejudica a produção de doramas
Consumir doramas piratas em canais do Telegram não só pode penalizar legalmente os envolvidos, como também prejudica a própria produção de conteúdos neste formato. O que acontece é que serviços oficiais, como a Netflix, se preocupam em observar a performance das produções lançadas na plataforma para saber se elas poderão ser continuadas ou não. Quando o usuário opta por versões piratas, o registro de visualizações das produções diminui, o que pode ocasionar o desinteresse do serviço em continuar com o dorama. Esse ponto pode impactar diretamente o lucro envolvido com a comercialização da produção, tornando este mais um motivo para prejudicar a continuação das séries.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
25
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/I/b/Cy2St7RIWLIRA47ORskg/honor-x7c.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/W/f/QekTqzQoSXyigfxwVIsg/redmi-note14-5g-02.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Y/V/U8Daj7RYSertSCYZGMWw/251130-montagem-criancas-casadas-desktop.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/8/H/O0rlGvQgmUsHXCD2RsQw/tecnologi-air.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro