2 semanas atrás 9

Como carregar meu notebook para ele durar mais? Especialista tira dúvidas

Quando o assunto é a saúde da bateria do notebook, diversas dúvidas costumam surgir entre os usuários. Muitos perguntam se, para prolongar a vida útil do aparelho, é preciso deixá-lo descarregar completamente antes de recarregar, se é melhor desligá-lo ou apenas colocar em modo de suspensão e até que ponto ambientes quentes podem prejudicar o desempenho do eletrônico. Além disso, há quem pense nas consequências de optar por carregadores que não são oficiais.

Para esclarecer essas e outras questões, o TechTudo conversou com Marcelo Parada, Gerente de P&D da Lenovo Brasil. O especialista detalha os principais pontos relacionados ao carregamento, temperatura e escolha do carregador, ajudando a esclarecer informações e confirmar boas práticas. Assim, você descobre quais hábitos realmente valem a pena adotar e quais devem ser evitados para que a bateria dure mais e o notebook tenha um desempenho melhor e mais seguro.

 Filipe Garrett/TechTudo Especialista ouvido pelo TechTudo explica o que fazer para manter a vida útil da bateria do notebook — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Como carregar meu notebook para ele durar mais?

Com alguns cuidados simples, é possível prolongar a vida útil do notebook. No índice a seguir, confira as principais dúvidas que serão esclarecidas ao longo do texto:

  1. Deixar descarregar completamente ou só até 20%?
  2. Carregar completamente ou tirar quando atingir 80%?
  3. Deixar na tomada ou tirar quando completar a carga?
  4. Desligar, suspender ou só fechar a tampa?
  5. Ambientes quentes prejudicam mesmo a bateria?
  6. Carregadores oficiais x carregadores sem marca: qual a diferença?

1. Deixar descarregar completamente ou só até 20%?

Quando a bateria do notebook está chegando ao fim, é comum surgir a dúvida entre esperar que o aparelho desligue completamente antes de recarregá-lo, ou até conectá-lo à tomada assim que atingir 20%. Marcelo explica que o ideal é evitar que o notebook chegue a 0%, pois isso ajuda a preservar a saúde da bateria. Afinal, deixar a carga zerar com frequência pode acelerar o desgaste e comprometer a vida útil do componente.

O profissional explica que isso ocorre porque, a cada ciclo completo, a bateria perde uma fração da sua capacidade total. “Com isso, deixá-la descarregar completamente muitas vezes pode fazer com que dure menos”, detalha. “Mantê-las em uma faixa intermediária minimiza a degradação química e prolonga a vida útil”, completa.

 Divulgação/Pond5 Entenda se é necessário esperar o notebook descarregar completamente para conectá-lo à tomada — Foto: Divulgação/Pond5

2. Carregar completamente ou tirar quando atingir 80%?

Não há problema em deixar o notebook carregar até 100%, orienta Marcelo. Também não é necessário desconectá-lo imediatamente ao atingir a carga completa, pois a tecnologia evoluiu para proteger o componente de "cargas desnecessárias".

De acordo com informações oficiais da Dell, os notebooks da marca, por exemplo, são projetados para interromper automaticamente o carregamento quando a bateria chega ao nível máximo, evitando qualquer risco de sobrecarga.

3. Deixar na tomada ou tirar quando completar a carga?

Quando a carga está completamente carregada, muitas pessoas acreditam que é necessário retirar o carregador da tomada. No entanto, como dito anteriormente, não há problema em mantê-lo conectado na tomada.

As baterias de íon de lítio não sofrem com problemas de vício, e os notebooks possuem sistemas para desligar a carga quando a bateria atinge 100%

— esclarece Marcelo Parada.

4. Desligar, suspender ou só fechar a tampa?

Nesse caso, a escolha ideal depende do tempo que você ficará longe do notebook. De modo geral, para preservar a vida útil da bateria, a melhor opção é desligá-lo quando você sabe que ficará muitas horas sem usá-lo, como ao encerrar o expediente, ao finalizar um projeto ou quando só pretende ligá-lo novamente no dia seguinte.

Já para curtos períodos, como horário de almoço do trabalho ou pequenos intervalos ao longo do dia, o modo de suspensão, seja ativado pelo sistema, seja pelo simples fechamento da tampa, pode ser utilizado. Nesse caso, o notebook continua ligado, porém com baixo consumo de energia. Sendo assim, os aplicativos permanecem abertos e, quando você voltar a usar o equipamento, tudo é restaurado exatamente de onde você parou.

 Reprodução/Freepik Conteúdo explica quando é necessário desligar o notebook e quando é possível optar por suspender — Foto: Reprodução/Freepik

5. Ambientes quentes prejudicam mesmo a bateria?

Sim. A temperatura do ambiente influencia diretamente na saúde da bateria de íon de lítio. Ou seja, ambientes muito quentes, acima de 35ºC, ou muito frios, abaixo de 10ºC, podem acelerar a degradação tanto da bateria quanto de outros componentes internos. Por isso, não é recomendado utilizar o notebook nessas condições, especialmente por longos períodos, conforme indica Marcelo Parada.

Além disso, quando exposta a temperaturas inadequadas, a bateria pode chegar a estufar. Nessa situação, o mais seguro é não ligar o aparelho e procurar assistência técnica para que o item seja substituído. Em casos de possível inchaço da bateria, o usuário também pode perceber sinais como desligamentos inesperados, redução de autonomia e aumento do aquecimento durante o uso.

6. Carregadores oficiais x carregadores sem marca: qual a diferença?

A recomendação dos fabricantes é sempre utilizar carregadores originais, que passam por testes rigorosos de qualidade, destaca Marcelo. “O uso de itens genéricos pode comprometer a bateria ou outros componentes do sistema, já que não foram pensados para aquele modelo específico”, completa.

Informações divulgadas pela Dell reforçam que essa prática é essencial para manter o desempenho e a segurança do notebook. Carregadores não originais podem resultar em carregamento inadequado, alta ou baixa voltagem de energia direcionada ao laptop, danos ao dispositivo, perda de garantia e até mesmo aumento do risco de tensão elétrica, o que pode causar incêndios e até explosões.

Assista no vídeo abaixo: notebook com formigas? Saiba como evitar — ou se livrar delas

Notebook com formigas? Saiba como evitar — ou se livrar delas

Notebook com formigas? Saiba como evitar — ou se livrar delas

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro