1 hora atrás 1

Como fazer a trend dos objetos falantes com IA: veja passo a passo

Frutas, utensílios e produtos do cotidiano transformados em personagens que falam já são sucesso nas redes sociais. Embora não seja novo, o formato ganhou força com ferramentas de inteligência artificial que permitem criar imagens, dar voz e animar objetos em poucos cliques. A trend dos "objetos falantes" deixou de ser apenas diversão e virou recurso criativo para marcas e influenciadores. Para acompanhar o movimento, o TechTudo preparou um passo a passo completo para você produzir seu próprio vídeo com IA. Confira!

 Reprodução/Róbson Martins Trend do objeto falante: saiba como fazer seu vídeo com IA — Foto: Reprodução/Róbson Martins

1. O que é a trend dos objetos falantes?

É uma tendência de vídeos em que itens do dia a dia, como alimentos e produtos domésticos, são transformados com o uso de ferramentas de IA em personagens animados que "falam" com o público. Esses objetos inanimados ganham voz, expressões faciais e movimentação sincronizada com a fala, resultando em vídeos com comentários, conselhos ou reclamações que estão viralizando no TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts graças ao tom leve.

2. Explore os vídeos virais de objetos falantes

A trend dos objetos falantes conquistou as redes sociais, especialmente TikTok e Instagram. É comum ver uma fruta dando dicas de como escolher alimentos frescos na feira ou um sabonete ensinando cuidados com a pele. Criadores de conteúdo também compartilham tutoriais simples para que qualquer pessoa produzir vídeos em casa, usando só o computador ou celular. Assista:

3. Ferramentas essenciais

Para participar da trend dos objetos falantes, você vai precisar de três tipos de ferramentas:

Ferramentas de IA que criam imagens a partir de prompts, isto é, comandos com descrições de como o usuário deseja o resultado. É possível escolher qualquer uma de sua preferência entre ChatGPT, Google Gemini, Microsoft Copilot, Grok, Adobe Firefly, MidJourney, Canva IA e outras.

 Reprodução/Róbson Martins Para gerar conteúdo visual no ChatGPT, escreva o comando ou clique no botão "+" — Foto: Reprodução/Róbson Martins

3.2 Síntese de vídeo e voz

Geradores de voz com IA que convertem imagens estáticas em vídeos animados com movimento e expressão, além de criar dublagens automáticas convincentes. Nesse caso, destacam-se ferramentas como Google Flow, Grok Imagine e Veo 3.

 Diogo Bugalho/TechTudo Tela inicial da plataforma Flow, do Google — Foto: Diogo Bugalho/TechTudo

Aplicativos como CapCut, DaVinci Resolve, InShot, YouCut e Adobe Premiere ajudam a unir áudio, vídeo e efeitos sonoros para aumentar a retenção dos espectadores. Alternativamente, é possível usar os editores nativos do TikTok e Reels para refinamento, legendas e cortes finais.

 Marcela Franco/TechTudo Aplicativo Capcut edita vídeos para redes sociais — Foto: Marcela Franco/TechTudo

4. Passo a passo para produzir um vídeo de objeto falante

Aqui está um fluxo de produção editorial que qualquer criador pode seguir:

Passo 1. Escolha um objeto simples e utilize alguma das plataformas de IA mencionadas acima para gerar uma imagem estática. Neste caso, usamos o ChatGPT e fornecemos detalhes como iluminação, textura e emoção, conforme o exemplo abaixo;

 Reprodução/Róbson Martins Gere a imagem do objeto falante — Foto: Reprodução/Róbson Martins

Passo 2. Faça o upload da imagem que você gerou em uma ferramenta de síntese de vídeo e voz. Nos nossos testes, tivemos melhores resultados com o Grok Imagine e o Google Flow;

 Reprodução/Róbson Martins Faça o upload em uma ferramenta de síntese de vídeo — Foto: Reprodução/Róbson Martins

Passo 3. Insira o prompt com o que o objeto falante deve dizer, com foco e clareza, de 8 a 12 segundos. Não esqueça de especificar o idioma e também o tom de voz, inclusive será masculina ou feminina se for necessário;

 Reprodução/Róbson Martins Insira o prompt — Foto: Reprodução/Róbson Martins

Passo 4. Faça o download do vídeo quando estiver pronto;

 Reprodução/Róbson Martins Baixe o vídeo do objeto falante — Foto: Reprodução/Róbson Martins

Passo 5. Hora da edição final! Adicione efeitos sonoros, cortes e legendas. Neste caso, usamos o próprio editor do Reels. Utilize hashtags como #objetosfalantes #IA #viral e publique em horários de pico da sua audiência para ampliar o alcance.

 Reprodução/Róbson Martins Adicione efeitos sonoros, cortes rápidos e legendas — Foto: Reprodução/Róbson Martins

Veja também: Qual era a coisa mais MODERNA de 2010? (E que hoje ninguém mais usa...)

Qual era a coisa mais MODERNA de 2010? (E que hoje ninguém mais usa...)

Qual era a coisa mais MODERNA de 2010? (E que hoje ninguém mais usa...)

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro