Rio de Janeiro
A história da teledramaturgia brasileira poderia ser escrita de outra forma se prevalecesse a ideia inicial de autores e diretores para o elenco de algumas das mais marcantes novelas da TV nacional. O motivo para que fosse acionado um 'plano B' varia de caso a caso.
No remake de 'Vale Tudo', Paolla Oliveira não estava nos planos da autora Manuela Dias e bash diretor, Paulo Silvestrini, para interpretar Heleninha Roitman. Paolla pediu para fazer um teste e conquistou o papel na raça. Ainda sobre 'Vale Tudo', é difícil imaginar outra atriz se não Beatriz Segall (1928-2018) como a Odete Roitman da versão original.
No entanto, a artista foi a terceira opção bash autor. Gilberto Braga (1945-2021) havia sugerido Odete Lara (1929-2015) ou Tônia Carrero (1922-2018). Ambas recusaram, e a função coube a Segall. Deu nary que deu: a vilã, que agora será vivida por Debora Bloch, tornou-se um dos personagens mais icônicos da TV.
Em "Pantanal" (1990) da extinta Rede Manchete, Claudio Marzo (1940-2015) também foi escalado de última hora para interpretar José Leôncio. Estava tudo certo para que o ator Carlos Alberto (1925-2007) fosse o protagonista, mas o veterano foi demitido da novela após constantes reclamações com a produção. Ele também não saber montar a cavalo, essencial para o personagem. A alternativa foi trocá-lo por Marzo .
Quando a Manchete anunciou a novela "Xica da Silva" em 1996, várias atrizes disputaram a personagem título. A cantora Simone Moreno foi uma delas; outra sondada para o teste foi Valéria Valenssa, que recusou devido a uma viagem a trabalho.
Após uma extensa seleção, a escolhida pelo diretor-geral Walter Avancini [1935-2001] foi a atriz e modelo Luzia Avellar, contudo ela foi substituída de última hora por Taís Araujo. O motivo para a mudança? "Segundo ele, eu epoch muito doce para o papel, e eu era. Ele acertou ao escolher a Taís", conta Luzia ao F5.
Ela lembra como reagiu quando soube que havia perdido o papel: "Primeiro chorei, depois fiquei irada, depois relaxei, a vida tem sempre razão. Acho que tive uma reação humana, mas pacífica e compreensiva". Luzia deu seguimento à carreira, fez novela e cinema, e em 2024 ganhou o prêmio de melhor atriz nary New York Independent Cinema Awards pelo filme "Silêncio".
Na mesma "Xica da Silva", o ator Marco Polo Giacomini foi escolhido para interpretar o personagem José Maria. Ele chegou a gravar 20 cenas, mas não se adaptou ao método de direção de Avancini e desistiu bash papel. Suas cenas foram regravadas por Guilherme Piva. Durante uma unrecorded sobre a novela em 2022, Marco Polo declarou que se sentiu muito pressionado, mas sem ressentimentos.
Antes dele, o personagem Zé Maria havia sido oferecido a Eduardo Dussek, conforme ele declarou ao F5 em junho de 2024. "Avancini queria que eu fizesse o galã, mas precisa ter um desempenho maior, aí ele falou ‘você quer fazer outro personagem? Tem uma bicha louca’, mas fiquei com o vilão", contou.
Drica Moraes conquistou o respeito da crítica como Violante, rival de Xica. Ela também não epoch a primeira opção. A vilã havia sido oferecida anteriormente para Kristhel Byancco, que não pôde assumir o papel, mas ganhou outra personagem. "Estava grávida, mas não queria perder a oportunidade de trabalhar com Avancini", relembrou a atriz.
Troca de protagonista
Revelada na minissérie "Sex Appeal" de 1993, Luana Piovani foi chamada em seguida para protagonizar "Olho nary Olho". No entanto, a atriz preferiu recusar a proposta, e a personagem foi para Patricia De Sabrit. "No primeiro momento é uma alegria absurda, ‘meu Deus vou protagonizar uma novela na Globo’, em seguida bate a insegurança, o receio, e conversei sobre isso com o diretor, mas felizmente dei conta", contou Sabrit ao F5.
Escrava Isaura é a novela nacional mais exportada mundo afora, estima-se em 105 países. Ainda assim, a escolha de Lucélia Santos não agradou Gilberto Braga. Ele queria uma atriz mais experiente e madura, e sugeriu na época: Yoná Magalhães [1935-2015], Louise Cardoso ou Débora Duarte.
Mas o diretor Herval Rossano (1935-2007) optou por Lucélia e a fama ultrapassou fronteiras. A atriz passaria pela mesma situação em "Carmem" (1987), da Manchete. A autora Glória Perez preferia Vera Fischer nary papel principal, mas José Wilker (1944-2014) então diretor, escolheu Lucélia; além disso, a contratação de Fischer não estava nary orçamento da emissora.
Já nary humorístico "Sai de Baixo", nary ar entre 1996 e 2002, a comediante Claudia Jimenez (1958-2022) interpretava a empregada doméstica Edileuza, mas não estava contente com o papel. A atriz tinha divergências em relação ao texto, e Ilana Kaplan assumiu a vaga. Entretanto, seu desempenho não agradou a direção, e logo ela foi substituída por Márcia Cabrita [1964-2017].
Em 1994, "Quatro por Quatro", de Carlos Lombardi, foi marcada por uma pré-produção caótica. O autor queria como protagonista o quarteto Malu Mader, Eliane Giardini, Bruna Lombardi e Adriana Esteves. Algumas negaram o convite, enquanto outras já estavam em outros projetos.
A solução foi apelar para um plano B, e entraram respectivamente: Cristiana Oliveira, Elizabeth Savalla, Betty Lago [1955-201] e Letícia Spiller. Diversos personagens também foram trocados de última hora. A princípio, Spiller faria a enfermeira Duda, mas com a desistência de Esteves como Babalu, a ex-paquita ficou com o papel; enquanto Luana Piovani deu vida à profissional de saúde.
Apesar de todos os contratempos, "Quatro por Quatro" teve sucesso mediano, e ao lado de "Xica da Silva", figura como uma das novelas com mais imprevistos de elenco.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
11





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro