Saber se o seu celular é compatível com carregamento por indução, taEmbém conhecido como carregamento sem fio ou wireless charging, é mais simples do que parece. A maneira mais direta é consultar a ficha técnica do aparelho no site oficial da fabricante. Em geral, as marcas trazem a informação de carregamento por indução na descrição do produto, indicando se o modelo suporta ou não a tecnologia. Caso o fabricante não disponibilize a informação de forma clara, outra alternativa é conferir o manual do celular ou entrar em contato diretamente com o suporte técnico da empresa.
Prático, uma vez que permite ao usuário carregar seu dispositivo sem a necessidade de plugues ou cabos USB, o carregamento por indução já é realidade na maioria dos novos modelos lançados pelas marcas. Ele está presente em aparelhos da Apple, Samsung, Google, Huawei, Xiaomi, entre outras marcas. Nas linhas a seguir, o TechTudo explica como o carregamento por indução funciona, como carregar o celular sem fio e também pontos positivos e negativos da tecnologia.
Mi 9 tem carregamento sem fio mais rápido — Foto: Divulgação/Xiaomi O que é o carregamento por indução?
O carregamento por indução funciona por meio de um campo eletromagnético gerado entre duas bobinas de cobre – uma presente no carregador, base ou pad, e outra instalada no smartphone. Quando o celular é posicionado sobre a base, as bobinas criam um campo eletromagnético que é convertido em energia elétrica, recarregando a bateria sem a necessidade de conexão via cabo.
No mercado, o padrão mais comum é o Qi, adotado por diversas marcas, incluindo Apple, Samsung, LG, Huawei e outras. Com isso, muitos dispositivos compatíveis podem compartilhar o mesmo carregador, independente da fabricante.
Ilustração mostra carregamento por indução magnética — Foto: Divulgação/Asus Vantagens e desvantagens do carregamento por indução
Entre as principais vantagens do carregamento sem fio está a praticidade: basta colocar o aparelho sobre a base para iniciar o carregamento. Isso também tende a resultar em menos desgaste de conectores e fios, já que o acesso ao celular não é feito através de entradas físicas. Além disso, a presença de bases de carregamento sem fio em pontos públicos, como cafeterias, aeroportos e escritórios, torna o reabastecimento da bateria mais cômodo em situações cotidianas.
Estação de carregamento sem fio para iPhones, Airpods e Apple Watches. — Foto: Reprodução/Amazon Por outro lado, é importante considerar os pontos negativos. O carregamento por indução costuma ser mais lento que o via cabo, podendo levar de 30% até 80% mais tempo para completar a carga. Além disso, durante o processo, o aparelho precisa permanecer imóvel sobre a base, o que limita o seu uso. Outro fator é o custo: carregadores sem fio ainda são, em média, mais caros que os tradicionais.
Como carregar o celular por indução?
Se o seu telefone for compatível com a tecnologia, carregar por indução é simples. Primeiro, adquira um carregador sem fio certificado pelo padrão Qi ou o recomendado pela fabricante do seu smartphone. Em seguida, siga o passo a passo abaixo.
Passo 1. Conecte o carregador à tomada – apesar de não haver cabo entre o celular e o carregador, a base ainda precisa ser ligada a uma fonte de energia;
Passo 2. Posicione o celular corretamente, sobre o centro da base. Assim que as bobinas estiverem alinhadas, o processo de carregamento começará automaticamente. Alguns modelos exibem um ícone ou notificação indicando que a carga está em andamento;
Passo 3. Retire o smartphone quando a carga estiver completa. Quando o aparelho alcança 100%, a maioria dos carregadores sem fio interrompe o envio de energia, evitando sobrecarga. No entanto, é bom retirar o celular assim que possível para preservar a vida útil da bateria, evitando ciclos constantes de carga acontecendo entre 99% e 100%.
🎥 Veja também dicas para comprar celular usado!
Quer comprar um celular usado? Veja 6 coisas que você deve observar antes

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
18
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/W/q/TUefQfSI6OwRmTYD1aww/deezer-logo.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/9/oOAT2DRCeq0s3VjLXijw/pi.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/Y/y/eFpxd3RuOVB7Ir02FMeQ/gta-6-grand-theft-auto-vi-em-cima-carro.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro