O Banco Central do Brasil oferece um serviço gratuito que permite consultar se pessoas físicas, empresas ou até pessoas falecidas possuem dinheiro esquecido em instituições financeiras, administradora de consórcios ou outra instituição, e se estão aptas a receber esses valores. Historicamente, o assunto mobiliza diversos usuários que buscam a "surpresa" de resgatar algum valor para aliviar as finanças do mês.
A consulta é feita por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR), que possibilita verificar a existência de quantias disponíveis e solicitar a devolução diretamente para a conta bancária escolhida ou para a instituição indicada. Para responder à pergunta do título e facilitar o acesso ao serviço, preparamos um tutorial passo a passo mostrando como consultar se há valores a receber e como solicitar o resgate diretamente para a conta bancária escolhida. Confira a seguir como fazer a consulta e recuperar possíveis valores esquecidos.
Dinheiro esquecido nos bancos chega a R$ 10 bilhões; saiba como resgatar — Foto: Reprodução/ICL Notícias Como saber se tenho dinheiro esquecido em bancos?
Passo 1. Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil, na área Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber) e toque em “Fazer login”. Para continuar, é necessário ter uma conta gov.br com nível prata ou ouro;
Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil para iniciar a consulta de valores a receber — Foto: Reprodução/Paola Mansur Passo 2. Informe o seu CPF, clique em “Continuar” e, em seguida, digite sua senha;
É importante destacar que é necessário ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro — Foto: Reprodução/Paola Mansur Passo 3. Habilite a verificação em duas etapas no aplicativo gov.br para liberar o acesso à consulta de valores a receber;
Para dar continuidade, faça a verificação em duas etapas da sua conta — Foto: Reprodução/Paola Mansur Passo 4. Após concluir a verificação em duas etapas, toque em “Meus valores a receber”, aceite o termo de ciência e confirme;
Clique em “Meus valores a receber” para verificar se há algum valor disponível para você — Foto: Reprodução/Paola Mansur Passo 5. Pronto! Agora você poderá visualizar se possui valores a receber, quais já foram solicitados para depósito e os que já foram pagos anteriormente.
Também é possível visualizar os valores que já foram solicitados — Foto: Reprodução/Paola Mansur Como sacar o dinheiro esquecido no banco?
Passo 1. Caso exista algum valor disponível, clique em “Solicitar o valor” na tela principal;
Para solicitar o depósito do seu dinheiro, toque em “Solicitar o valor” — Foto: Reprodução/Paola Mansur Passo 2. Preencha os campos solicitados, como chave Pix, número de telefone, e-mail e a confirmação do e-mail;
Preencha seus dados e informe a chave Pix para concluir a solicitação — Foto: Reprodução/Paola Mansur Passo 3. Para finalizar, revise os dados informados e selecione “Enviar solicitação”. O valor será depositado na conta escolhida dentro do prazo informado.
Confira as informações, envie o pedido e aguarde o prazo para o valor ser depositado na conta indicada — Foto: Reprodução/Paola Mansur O que é dinheiro esquecido?
Dinheiro esquecido é o termo usado para definir valores que ficaram parados em bancos, consórcios e outras instituições financeiras sem que o titular tenha feito o resgate. Esses valores podem ter origem em contas bancárias encerradas, saldos residuais, tarifas cobradas indevidamente, entre outras situações. Segundo o Banco Central, ainda existem cerca de R$ 10 bilhões disponíveis para resgate. Para facilitar a consulta e a devolução desses valores, foi criado o Sistema de Valores a Receber (SVR), uma plataforma oficial que permite verificar se há dinheiro esquecido e solicitar o resgate de forma simples e segura.
Cuidados para não cair em golpes
Para não cair em golpes, fique sempre atento ao site oficial utilizado para a consulta. Somente o endereço do Banco Central (https://valoresareceber.bcb.gov.br) permite verificar se há valores a receber e solicitar a devolução diretamente para a sua conta bancária. É importante destacar que todos os serviços são totalmente gratuitos. Caso alguém solicite qualquer tipo de pagamento para liberar valores, não pague e desconfie imediatamente. Verifique novamente o link e encerre o contato.
Também vale reforçar que o Banco Central não entra em contato com cidadãos, não envia mensagens, e-mails ou links para confirmar valores ou solicitar dados pessoais. Apenas a instituição financeira responsável pode entrar em contato, e em nenhuma hipótese pedirá sua senha. Por fim, tenha atenção redobrada com links divulgados em redes sociais ou aplicativos de mensagens. Sempre confirme a origem antes de informar qualquer dado pessoal ou financeiro.
Veja também: Esse vídeo é real ou é inteligência artificial? 🤔
Esse vídeo é real ou é inteligência artificial? 🤔

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/b/n/BbhslwSFCCSA1btIgm7g/galaxy-z-trifold-aberto-traseira.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/9/w/tm2DZARfKvWD2vwSblJg/banco-do-brasil-fachada.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/V/G/1YM3vSRCGUaZVqD5JAjg/redmi14c-cameras.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro