11 meses atrás 40

Como sacar PIS/PASEP 2024? ÚLTIMOS DIAS para resgatar abono; confira

Os benefícios PIS/PASEP podem ser resgatados pelos trabalhadores brasileiros que atuaram pelo menos um mês no regime CLT durante o ano-base de 2022, mas é necessário cumprir uma série de requisitos para ter direito ao 14º salário. Em 2024, a data limite para o pagamento é 27 de dezembro. Até este período, o trabalhador da rede privada deve escolher o melhor método para o recebimento do PIS na Caixa Econômica Federal, enquanto o trabalhador da rede pública deve buscar o PASEP no Banco do Brasil (BB). Para saber mais sobre o benefício e como recebê-lo, acompanhe o conteúdo a seguir.

PIS/PASEP 2024: veja como sacar Abono Salarial e quem tem direito a receber

PIS/PASEP 2024: veja como sacar Abono Salarial e quem tem direito a receber

O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas que visam complementar a renda de trabalhadores brasileiros que recebem até dois salários mínimos por mês. O PIS é destinado a funcionários e colaboradores da rede privada, enquanto o PASEP beneficia servidores públicos. A principal característica destes programas é o chamado Abono Salarial, que funciona como um 14º salário pago no fim do ano.

PIS/PASEP 2024: como saber se tenho direito?

Todo cidadão que trabalhou ao menos um mês no regime CLT durante 2022 — atual ano-base do benefício — tem direito ao abono salarial. No entanto, é necessário cumprir alguns pré-requisitos impostos pelo programa, como não ter recebido mais de dois salários mínimos mensais durante o ano-base, ter trabalhado ao menos 30 dias como carteira assinada e ter prestado serviços a empregadores que contribuem para os programas PIS/PASEP. Além disso, o trabalhador deve estar cadastrado no programa há, no mínimo, cinco anos e ter seus dados atualizados por seu empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Apenas trabalhadores do regime CLT tem direito ao PIS/PASEP — Foto: Reprodução/Governo do Estado do Sergipe/Arthuro Paganini Apenas trabalhadores do regime CLT tem direito ao PIS/PASEP — Foto: Reprodução/Governo do Estado do Sergipe/Arthuro Paganini
 Reprodução/Gabriel Pereira O PIS é um benefício pago pela Caixa Econômica Federal — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

O PIS é responsabilidade da Caixa Econômica Federal, ou seja, quem é cliente do banco pode efetuar o saque diretamente no aplicativo. Caso não seja cliente ou não tenha acesso ao app, é possível se dirigir a um terminal de autoatendimento da instituição e utilizar um cartão cidadão para receber o pagamento. Além disso, quem não for cliente pode ir a uma agência da Caixa, apresentar o número do PIS e um documento oficial com foto.

Outra alternativa de saque, feita diretamente em casa, é por meio do aplicativo Caixa TEM, que cria uma conta automaticamente para os beneficiários do programa. Basta baixar o app e acessar sua Conta Poupança Social Digital.

 Reprodução/Gabriel Pereira O PASEP pode ser sacado no site oficial do Banco do Brasil — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

Diferente do PIS, o PASEP é responsabilidade do Banco do Brasil (BB) e o pagamento do benefício é realizado diretamente na conta-corrente dos beneficiários. Caso o trabalhador não tenha conta na instituição, pode realizar o saque em uma agência física, apresentando um documento oficial com foto.

Outra forma de realizar o saque é por meio do site oficial do Banco do Brasil. Para isso, basta acessar a página do PASEP (https://www.bb.com.br/site/setor-publico/beneficios-sociais/pasep/), clicar em “Clique aqui” na seção de consultar e receber, fazer login com uma conta do Gov.BR, selecionar a opção para receber o abono salarial e preencher os dados solicitados.

Mais recente Próxima Calendário PIS/PASEP 2025 é liberado; veja tabela e quem tem direito
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro