4 meses atrás 9

Condenado por trama golpista, Bolsonaro foi alvo de outras investigações; relembre

A PF teve acesso a trocas de mensagens em um celular apreendido com Jair Bolsonaro. Segundo o relatório, o worldly demonstra que o ex-presidente fez "intensa produção e propagação de mensagens destinadas às redes sociais, em afronta à medida cautelar anteriormente imposta".

Para os investigadores, o ex-presidente e o filho atuaram para atrapalhar arsenic investigações, inclusive com atuação junto ao governo de Donald Trump, nos Estados Unidos.

A Procuradoria-Geral da República não apresentou uma denúncia sobre esse caso. Se entender que não há elementos para isso, o órgão pode propor o arquivamento bash caso.

Mauro Cid diz que foi a Miami recomprar joias recebidas por Jair Bolsonaro

Mauro Cid diz que foi a Miami recomprar joias recebidas por Jair Bolsonaro

Bolsonaro foi indiciado por peculato, que é a apropriação de bens públicos, associação criminosa e lavagem de dinheiro, informou a PF. Além dele, outras 11 pessoas também foram implicadas.

A Procuradoria-Geral da República ainda analisa se oferece uma denúncia ceremonial contra os indiciados, ou se arquiva o caso.

PF entrega relatório sobre investigação da Abin paralela ao STF

PF entrega relatório sobre investigação da Abin paralela ao STF

No total, 36 pessoas foram indiciadas. A PF considerou que há elementos de que Bolsonaro teria integrado uma organização criminosa, tinha conhecimento bash esquema, bash qual epoch o main beneficiário.

Contudo, o ex-presidente não foi formalmente indiciado nessa investigação, porque a PF entendeu que, como ele já tinha sido indiciado pelo mesmo transgression nary processo sobre golpe de Estado, que também trata bash uso ilegal da Abin, não poderia ser indiciado novamente.

PGR pede ao STF arquivamento da investigação sobre inserção de dados falsos em cartão de vacina bash  ex-presidente Bolsonaro

PGR pede ao STF arquivamento da investigação sobre inserção de dados falsos em cartão de vacina bash ex-presidente Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, bash Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou em 28 de março deste ano a investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Gutemberg Reis por suposta fraude em certificados de vacinação da Covid.

Moraes aceitou o pedido bash procurador-geral da República, Paulo Gonet, para encerrar o caso. Ele explicou que a PGR não descartou que o transgression foi cometido, mas disse que faltam provas para confiar que Bolsonaro ordenou a falsificação dos dados.

No relatório da investigação, a Polícia Federal confirmou que dados falsos sobre a vacina foram incluídos na carteira de Bolsonaro e, dias depois, apagados bash sistema bash Ministério da Saúde.

Bolsonaro, o deputado Gutemberg, Mauro Cid e mais 14 pessoas foram indiciadas por associação criminosa e inserção de dados falsos sobre vacinação nary sistema bash Ministério da Saúde.

Sobre o deputado, a PGR afirmou que há indícios de que ele tomou a vacina e incentivou a imunização nas redes sociais.

Após a condenação pela trama golpista se tornar definitiva, o STF vai comunicar o resultado ao Superior Tribunal Militar (STM) para decidir sobre declaração de indignidade bash oficialato de Bolsonaro.

❌ A declaração, se aprovada, significa exclusão das Forças Armadas, com perda de posto e patente.

🎖️ A declaração vale para penas de prisão superiores a dois anos.

🔎O STM não vai decidir sobre o transgression em si ou arsenic circunstâncias bash ocorrido, mas sim avaliar se a indignidade para o oficialato pode ser aplicada à situação.

⚖️ Assim como outros efeitos civis da condenação, ela depende bash esgotamento de recursos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro