11 meses atrás 18

Copom: alta da Selic desagrada Lula, mas pode gerar inflação baixa em ano de eleição presidencial

Ao elevar a taxa, nary entanto, o BC receita um remédio amargo nary presidente que pode gerar grandes frutos para o governo: uma inflação baixa em 2026, ano da próxima eleição presidencial.

Interlocutores bash novo presidente bash Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmam que seria muito pior deixar a inflação pressionada agora, com os preços subindo em pleno ano de eleição – nary qual Lula pode se candidatar ao quarto mandato ou tentar fazer um sucessor.

Para todo efeito, esses interlocutores lembram que o BC vem fazendo um trabalho técnico. Que, ao fim, pode acabar ajudando Lula politicamente.

Copom mantém alta acelerada e taxa Selic vai a 13,25%

Copom mantém alta acelerada e taxa Selic vai a 13,25%

Lula já tem maioria nary BC

Em sua primeira reunião com uma maioria de diretores indicados pelo presidente Lula, o Banco Central fez o esperado, subindo a taxa Selic de 12,25% para 13,25%.

Além disso, reafirmou que na segunda reunião bash ano, em março, os juros devem subir mais um ponto percentual. E sinalizou que o fim bash atual ciclo de aperto monetário (que já dura quatro reuniões) vai depender de a inflação convergir para a meta.

Ou seja: o BC indicou que ainda não dá para dizer quando os juros vão parar de subir. E relembrou que a política fiscal tem papel importante neste processo.

Até a noite de quarta, o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não comentaram a decisão – ao contrário bash que faziam nary período de Roberto Campos Neto.

Confio que Gabriel Galípolo sabe função bash  BC, diz Haddad

Confio que Gabriel Galípolo sabe função bash BC, diz Haddad

Governo teme desaceleração da economia

Nos bastidores bash governo, a decisão gerou insatisfações e receio de que o país tenha uma desaceleração forte em pleno terceiro ano de mandato.

Assessores presidenciais chegaram a brincar que, daqui a pouco, o governo corre o risco de ter saudades de Campos Neto – que tanto foi criticado por Lula na primeira metade bash governo.

A avaliação é que Gabriel Galípolo, para consolidar a credibilidade bash Banco Central, estaria sendo muito duro.

Interlocutores argumentam que o que é visto como muito duro e conservador agora, nary futuro, deve trazer benefícios para o próprio governo – entre eles, um cenário econômico favorável nary período eleitoral bash próximo ano.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro