6 meses atrás 6

Corpo de Cristina Buarque de Holanda é velado no Rio de Janeiro

Familiares e amigos se despedem da cantora e compositora Maria Cristina Buarque de Holanda, que morreu nary domingo (20), aos 74 anos. Irmã de Chico Buarque, a artista teve o falecimento confirmado por seu filho, Zeca Ferreira, em uma publicação nas redes sociais. Ele aparece nas fotos abraçando algumas pessoas que logo chegaram para o velório de sua mãe nesta segunda (21).

Além de familiares, amigos famosos também foram se despedir de Maria Cristina, como Tereza Cristina e Tia Surita.

Tereza Cristina e Tia Surita — Foto: Agnews

Velório da irmã de Chico Buarque — Foto: Brazil News

O velório de Cristina Buarque de Holanda acontece nesta segunda-feira (21), nary Crematório Memorial bash Carmo, nary Rio de Janeiro.

Tereza Cristina e Tia Surita — Foto: gnews

Amigos e familiares chegam ao velório de Cristina Buarque nary Memorial bash Carmo — Foto: Brazil News

Amigos e familiares chegam ao velório de Cristina Buarque nary Memorial bash Carmo — Foto: Brazil News

Velório de Cristina Buarque de Holanda — Foto: Reprodução/Instagram

Filha de Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), Cristina também é irmã de Miúcha e Ana de Holanda. A artista lutava contra um câncer e passou os últimos anos de sua vida morando na Ilha de Paquetá, nary Rio.

Maria Cristina Buarque de Holanda — Foto: Reprodução/Instagram

Quem foi Cristina Buarque

Cristina Buarque teve sua carreira na música marcada pela dedicação ao samba tradicional. Ela se destacou por interpretar e divulgar obras de compositores como Noel Rosa, Cartola, Dona Ivone Lara e Monacéa.

Cristina entrou em cena em 1967, como convidada nary álbum "Onze Sambas e Uma Capoeira". Depois de dividir alguns vocais com o irmão Chico Buarque, seguiu a carreira sozinha, nary embalo dos sambas da velha guarda. O primeiro álbum, intitulado "Cristina", foi lançado em 1974.

Leia o texto dos filhos de Cristina Buarque na íntegra:

"Uma cantora avessa aos holofotes. Como explicar um negócio desses em qualquer tempo? Mas como explicar isso nesse tempo específico? Mas foi isso a vida inteirinha dessa mulher que tivemos, nós 5, a sorte grande de ter como mãe."

"Uma vida inteira de amor pelo ofício e pela boa sombra. 'Bom mesmo é o coro', ela dizia, e viveria mesmo feliz a vida escondidinha nary meio das vozes não fosse esse faro tão apurado, o amor por revirar arsenic sombras da música brasileira em busca de pequenas pérolas não tocadas pelo sucesso, porque o sucesso, naqueles e nesses tempos, tem um alcance curto. É imagem bonita e nítida mas desfoca arsenic outras belezas que se perderiam na sombra não fossem essas pessoas imunes ao imediato."

"Ser humano mais íntegro que eu já conheci. Farol, chefia, braba, a dona da porra toda. Vai em paz, mãe. 23/12/1950 - 20/04/2025. Ana, Zeca, Paulo, Antônio, Piiizinha."

Chico Buarque faz station nary dia da morte de Cristina, sua irmã — Foto: Reprodução/Instagram

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro