3 semanas atrás 13

Cupom Black Friday: veja prompt para o ChatGPT te indicar os melhores

A Black Friday se aproxima e, com isso, muitos consumidores se preparam para aproveitar os descontos em lojas físicas e online. Mas nem sempre é fácil encontrar as melhores ofertas ou cupons válidos. Pensando nisso, o TechTudo reuniu dicas de como usar a inteligência artificial, mais precisamente o ChatGPT, chatbot da OpenAI, para economizar tempo e dinheiro automatizando a busca por códigos de desconto e identificando promoções vantajosas. Confira, nesta matéria, como usar um comando e uma função específica para fazer o ChatGPT encontrar cupons atualizados e confiáveis.

 Reprodução/Gisele Veríssimo ChatGPT vai te ajudar a economizar na Black Friday; Veja como — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo
 Divulgação Quem quer aproveitar os descontos da Black Friday e garantir as melhores oportunidades precisa se planejar com antecedência. — Foto: Divulgação

A Black Friday é um evento comercial que tem origem nos Estados Unidos e acontece após o Dia de Ação de Graças (ThanksGiving, geralmente na última quinta-feira do mês de novembro), e é marcado por grandes promoções, liquidações e descontos expressivos em lojas físicas e online. Entretanto, muitas empresas iniciam ofertas semanas ou até um mês antes da data oficial (black week ou black month).

No Brasil, a Black Friday se popularizou em 2010, inicialmente restrita a lojas virtuais e produtos de tecnologia, mas logo se expandiu para supermercados e grandes varejistas físicos. Porém, é importante ficar atento a práticas enganosas, como o “metade do dobro”, em que lojas aumentam os preços antes da data para simular descontos.

Como economizar na Black Friday?

 Reprodução/Canva Black Friday: confira dicas para comprar aproveitar ofertas com segurança — Foto: Reprodução/Canva

Existem diversas estratégias que podem ajudar a garantir boas compras e evitar cair em promoções falsas. É possível, por exemplo, usar extensões de navegador que aplicam cupons automaticamente no momento do checkout ou detectam códigos válidos entre várias opções disponíveis (como Honey e Rakuten, por exemplo). Também é útil acompanhar históricos de preços por meio de sites como Zoom e Buscapé para confirmar se o desconto anunciado realmente representa queda de preço e não reajuste prévio.

A inteligência artificial também pode ajudar analisando preços e ofertas para sugerir o momento ideal de compra ou avisar sobre as melhores oportunidades. Veja um exemplo no próximo tópico.

Como usar o ChatGPT para encontrar cupons para a Black Friday

Para esta função, vamos usar o modo de “investigação” do ChatGPT, que funciona como um agente de pesquisa e "vasculha" a internet para responder ao comando.

Passo 1. Acesse o ChatGPT e, na página inicial, clique no ícone "+". Em seguida, escolha a opção "investigar".

 Reprodução/Gisele Veríssimo Escolha a opção 'investigar' no ChatGPT para iniciar a busca — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo

Passo 2. Utilize o prompt abaixo. É só copiar, colar e adaptar para a sua próxima compra:

Eu estou buscando um código de desconto para [app/serviço]. Faça uma pesquisa profunda em sites e redes sociais para encontrar um código de desconto válido para [insira sua intenção de compra]. Eu quero o máximo de desconto possível. Para aumentar as chances, priorize códigos recentes. Crie uma tabela com 20 opções de códigos.

 Reprodução/Gisele Veríssimo Alguns cupons encontrados pelo ChatGPT — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo

No teste realizado pelo TechTudo, pedimos à IA que buscasse cupons para robôs aspiradores. Em nove minutos, o software encontrou 21 cupons em lojas como Casas Bahia, Magazine Luiza, Philco, Mercado Livre, AliExpress e mais, todas com link, informações de marca/modelo e porcentagem de desconto.

Veja também: 3 achadinhos que podem salvar a sua viagem

3 achadinhos que podem salvar a sua viagem

3 achadinhos que podem salvar a sua viagem

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro