Os filmes de comédia brasileiros são uma das formas mais fáceis de cair na gargalhada. Seja no cinema ou na televisão, o Brasil é um grande produtor de longas do gênero, com histórias hilárias, muitas trapalhadas e diversão. Algumas dessas obras tiveram repercussão internacional por sua qualidade e são considerados clássicos, como é o caso de Ó Pai, Ó - O Filme (2008). Além disso, títulos atuais de sucesso mantém a tradição, como Vizinhos (2022) e Os Salafrários (2021). Por sorte, essas e outras produções estão disponíveis em streamings como Netflix, Telecine e Globoplay.
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com 15 comédias nacionais que te farão gargalhar e estão disponíveis para assistir online em catálogos de streamings. Confira, a seguir, informações como sinopses, elencos e em que plataformas você consegue encontrar os títulos.
Chicó e João Grilo estarão de volta na sequência de O Auto da Compadecida — Foto: Divulgação/Rede Globo - Vizinhos (2022)
- Minha Irmã e Eu (2019)
- Os Salafrários (2021)
- Bem-Vinda A Quixeramobim (2023)
- Os Farofeiros 2 (2018)
- Minha Mãe É Uma Peça (2013)
- Carnaval (2021)
- O Auto da Compadecida (2001)
- Fervo (2023)
- Meu Tio Matou um Cara (2004)
- Vai Ter Troco (2023)
- O Porteiro (2023)
- Tá Escrito (2023)
- Ó Paí, Ó - O Filme (2008)
- O Auto da Boa Mentira (2021)
Nesse filme, Walter é levado por sua esposa ao médico após quase colapsar pela rotina estressante de trabalhar em uma loja de instrumentos. Por isso, é recomendado que os dois saiam do Rio de Janeiro para não piorar a condição. Eles então se mudam para uma cidade pequena e afastada, porém, os planos são frustrados quando Toninho, vizinho do casal, retorna de suas férias, junto de sua extensa quantidade de familiares barulhentos.
Walter é interpretado por Leandro Hassum (Até Que A Sorte Nos Separe), já sua esposa, Joana, é vivida por Júlia Rabello (Rock Story). Maurício Manfrini (Os Farofeiros) é quem dá vida ao barulhento Toninho. O longa conta também com a participação de Hélio de la Peña (Casseta & Planeta, Urgente!) como Otaviano. Está disponível na Netflix.
Leandro Hassum protagoniza Vizinhos (2022), que acompanha a fuga da cidade pela família de Walter e descobre ter novos vizinhos barulhentos — Foto: Promoção/Netflix 2. Minha Irmã e Eu (2019)
Após o desaparecimento de sua mãe, as irmãs Mirian e Mirelly se unem, apesar de suas diferenças, para procurá-la. A mãe, dona Márcia, sonhava que as duas crescessem e se tornassem uma dupla sertaneja, mas elas seguiram caminhos opostos na vida. Mirelly é interpretada por Tatá Werneck (Terra e Paixão), enquanto Mirian é vivida por Ingrid Guimarães (De Pernas Pro Ar). Já Dona Márcia é Arlete Salles (Até que a Sorte nos Separe 2) e Jayme é Márcio Vito (Família É Tudo). O elenco também conta com a participação especial da cantora Iza e Lázaro Ramos (Ó Paí, Ó), como eles mesmos. O filme está disponível para assinantes do Telecine e para alugar na Apple TV+ e YouTube.
Comédia “Minha Irmã e Eu”, com Ingrid Guimarães e Tatá Werneck — Foto: Promoção/Globo Filmes Após anos separados, Clóvis reencontra sua irmã adotiva, Lohane, depois que ele aplicou o um golpe em japoneses e está sendo procurado pela Polícia Federal. Paralelamente, a moça perdeu seu trailer, a sua fonte de renda, por conta de uma fiscalização da prefeitura. Apesar da falta de intimidade, os dois se unem para dar a volta por cima e atravessarem essa situação enquanto Clóvis foge da polícia.
Clóvis é interpretado por Marcus Majella (Um Tio Quase Perfeito 2), enquanto Lohane é vivida por Samantha Schmütz (Tô Ryca 2). O filme, dirigido por Pedro Antônio (Evidências do Amor - direção) é uma produção da Netflix, onde está disponível.
Os Salafrários é uma comédia nacional com Marcus Majella e Samantha Schmütz — Foto: Promoção/Netflix 4. Bem-Vinda A Quixeramobim (2023)
Aimée é uma influencer milionária por ser herdeira de um empresário. Porém, a moça perde tudo que tem quando a Receita Federal bloqueia seus bens. Para alimentar uma narrativa falsa nas redes sociais, a personagem diz que irá tirar um ano sabático. Porém, a verdade é ela precisou se mudar para a única propriedade da família que ainda resta: uma fazenda em ruínas em Quixeramobim, Ceará.
Além de Aimée, interpretada por Monique Alfradique (Meu Cunhado é um Vampiro), o elenco conta com diversos nomes, como Darlan, suposto dono da casa, vivido por Edimilson Filho (Cine Holliúdy). Nomes como Falcão (O Shaolin do Sertão), o youtuber estreante Max Petterson como Eri e Chandelly Braz (Edifício Paraíso) como Shirleyanny, também estão presentes. O filme dirigido por Halder Gomes (Cine Holliúdy - direção) está disponível para assinantes do Telecine e Globoplay e para alugar na Apple TV+ e YouTube.
Bem-Vinda a Quixeramobim (2022) é exclusiva da Globoplay e é protagonizada por Monique Alfradique — Foto: Promoção/Amazon Prime Video 5. Os Farofeiros 2 (2024)
Nessa sequência, os amigos do primeiro filme retornam para mais uma viagem atrapalhada. Dessa vez, Alexandre é reconhecido com melhor gerente de vendas em seu trabalho e recebe como bonificação uma viagem para a Bahia junto de seus amigos. Porém, ele, Lima, Rocha, Diguinho e suas famílias passam por diversos perrengues ao longo dessa viagem, que se torna um desastre hilário desde o começo, quando viajam em um ônibus perigoso e se hospedam em uma pousada aos pedaços.
Alexandre é interpretado por Antônio Fragoso (Meu Cunhado É um Vampiro), Lima é Maurício Manfrini (Central de Bicos), Rocha é Charles Paraventi (Tô Ryca 2) e Diguinho é Nilton Bicudo (Silvio). Além deles, Cacau Protasio (O Dono do Lar) interpreta Jussara, enquanto Danielle Winits (De Repente, Miss) é Renata Salomão. O filme está disponível para assinantes do Telecine e Amazon Prime Video e para alugar na Apple TV e YouTube. O primeiro filme, de 2018, Os Farofeiros, está disponível no Globoplay.
Os Farofeiros 2 (2024) continua a história dos amigos Alexandre, Lima, Rocha e Diguinho. — Foto: Promoção/Globo Filmes 6. Minha Mãe É Uma Peça (2013)
Dona Hermínia é uma mulher divorciada, trocada pelo ex-marido por uma mulher mais jovem. A mãe vive cuidando dos filhos, Marcelina e Juliano, apesar de não serem mais crianças. Após ouvir os dois reclamarem sobre o jeito que são tratados, a mulher decide ir embora sem avisar e vai até a casa da tia Zélia para desabafar. Os seus filhos, que iriam visitar o pai, percebem o sumiço e passam a trama em busca da mãe desaparecida.
A protagonista, Hermínia, é vivida por Paulo Gustavo (Vai que Cola), já seu ex-marido é Herson Capri (Marighella). Juliano é interpretado por Rodrigo Pantolfo (Tapas & Beijos) e Marcelina é Mariana Xavier (A Força do Querer). Além disso, Tia Zélia é vivida por Suely Franco (A Dona do Pedaço). Está disponível para assinantes do Globoplay, Netflix e Amazon Prime Video.
Paulo Gustavo é a icônica Dona Hermínia em Minha Mãe é uma Peça (2013) — Foto: Promoção/Netflix Nina, uma influenciadora digital, termina seu namoro após descobrir que foi traída em um vídeo que viralizou nas redes sociais. A partir disso, a jovem decide falar com seus contatos e consegue uma viagem com tudo pago para Salvador com suas três melhores amigas em plena época de Carnaval. Durante os dias em que passa lá, ela muda sua forma de ver a vida.
A influenciadora digital Nina é interpretada por Giovana Cordeiro (Fuzuê), já Mayra é Bruna Inocencio (Bom Sucesso), Vivi é Samya Pascotto (Evidências do Amor) e GKAY, influenciador digital e atriz, é Michelle. O filme dirigido por Leandro Neri (Luccas e Gi em: Dinossauros - direção) está disponível para assinantes da Netflix.
Carnaval (2021) mostra a influenciadora Nina, que descobre uma traição pelas redes sociais e vai até Salvador aproveitar o carnaval — Foto: Promoção/Netflix 8. O Auto da Compadecida (2001)
O filme é uma adaptação da peça teatral de mesmo nome de Ariano Suassuna. A trama acompanha João Grilo, um sertanejo mentiroso, e o covarde Chicó. Ambos tentam ganhar a vida enquanto enganam os moradores do pequeno vilarejo de Taperoá, localizado no sertão da Paraíba. A trama acompanha os desbordamentos de quando a dupla é contratada para trabalhar na padaria de Eurico e sua esposa infiel Dora.
João Grilo é interpretado por Matheus Natchergaele (Central do Brasil), enquanto Chicó é vivido por Selton Mello (Ainda Estou Aqui). O patrão Eurico é Diogo Vilela (Vai que Cola) e sua esposa Dora é vivida por Denise Fraga (Um Lugar ao Sol). O longa conta também com a participação de Fernanda Montenegro (Central do Brasil). O sucesso está disponível para assinantes do Telecine e Globoplay. Ainda esse ano, em 25 de dezembro, O Auto da Compadecida 2 será lançado nos cinemas e dará sequência à história da dupla João Grilo e Chicó.
O Auto da Compadecida (2000) reúne estrelas em seu elenco, como Fernanda Montenegro — Foto: Promoção/Columbia Pictures do Brasil O casal de arquitetos Léo e Marina trabalha comprando mansões em ruínas para fazer uma restauração e depois vendê-las. Contudo, ao adquirirem um antigo casarão que havia sido uma boate LGBTQIA+ nos anos 2000, o casal ganha de brinde algumas surpresinhas: três fantasmas que vagam pelo local há duas décadas. Com a ajuda do médium Jonas e seu amigo Jorge, o casal precisa ajudar os espíritos a resolverem seus problemas inacabados para que consigam seguir em frente.
O longa conta com as atuações de Paulo Vieira (Fora de Hora), Joana Fomm (Tieta) e Marcelo Adnet (Escolinha do Professor Raimundo). Está disponível no Disney+.
Os fantasmas que assombram a antiga boate LGBT em Fervo (2023) — Foto: Divulgação/IMDb 10. Meu Tio Matou um Cara (2004)
Quando Éder é preso após confessar ter assassinado um homem, seu sobrinho, que acredita na sua inocência, junta uma equipe para livrar o tio dessa enrascada. O garoto acredita que a situação foi armada pela ex-namorada de Éder e precisa juntar provas para colocar os verdadeiros culpados na cadeia.
Nesse clássico do Cinema nacional, Éder é interpretado por Lázaro Ramos (Saneamento Básico, o Filme), enquanto sua ex-namorada é Deborah Seco (Elas por Elas). O sobrinho Duca, é vivido por Darlan Cunha (Cidade dos Homens), enquanto Isa é Sophia Reis (Os 3) e Kid é Renan Gioelli (Bens Confiscados). O filme está disponível para assinantes do Globoplay.
Lázaro Ramos protagoniza Meu Tio Matou um Cara (2004) — Foto: Divulgação/IMDb A comédia nacional Vai Ter Troco acompanha Tonha e Zidelte, domésticas que trabalham para a família de Afonso. Apesar de alegarem falência para não pagar o salário da dupla há meses, o grupo constantemente esbanja em festas e jantares com outras famílias ricas. Para reverter essa situação, as trabalhadoras planejam cobrar o pagamento atrasado com a ajuda do motorista da família, Tonhão. O que não esperavam, porém, é que seus esforços não acabariam como planejavam, colocando a casa em um cenário inesperado.
A doméstica Tonha é interpretada por Evelyn Castro (Tô de Graça) e Zidelte é Nany People (Vai que Cola). Outros nomes são Marcos Veras (Vai na Fé), Miá Mello (Divertida Mente 2), Nicholas Torres (Os Backyardigans) e Giovanna Grigio (Rebelde). O filme dirigido por Mauricio Eça (Carrossel: O Filme) está disponível para os assinantes do Disney+.
Marco Veras está no elenco de Vai Ter Troco (2023), disponível no Disney+ — Foto: Promoção/Amaia Produções Baseado na peça teatral homônima, O Porteiro conta a história Waldisney, responsável pela portaria de um prédio repleto de confusões. A trama mostra o dia a dia do edifício, com ajuda também de Rosivalda, zeladora. Juntos, se esforçam para acalmar os ânimos do prédio. Entretanto, tudo muda quando assaltam o prédio e Waldisney precisa provar para o delegado que ele não é o ladrão responsável pelo roubo.
O longa-metragem é dirigido e roteirizado por Paulo Fontenelle (Se Puder... Dirija! - direção), que também é quem criou a peça da qual o filme se inspira. A história é protagonizada por Alexandre Lino (Êta Mundo Bom!) como o porteiro Waldisney, já a zeladora Rosivalda é interpretada por Cacáu Protásio (Vai que Cola), enquanto o delegado é Maurício Manfrini (O Dono do Lar). O filme está disponível para os assinantes do Amazon Prime Video.
Waldisney é o porteiro que protagoniza O Porteiro (2023), filme baseado na peça de mesmo nome — Foto: Divulgação/Laura Campanella No filme, Alice, estudante de publicidade, sonha em ser influencer. Ela trabalha diariamente para conseguir esse objetivo, mas parece estar cada vez mais distante de seu sonho. Durante essa tentativa, ela recebe um caderno em casa com folhas em branco. O presente possui a instrução de que toda previsão astrológica escrita nas páginas vai se tornar realidade. A garota assiste seu mundo mudar completamente após ganhar fama enquanto influencia quem está ao seu redor.
O filme, dirigido por Matheus Souza (Eduardo e Mônica - direção), conta com Larissa Manoela (Carrossel) no papel da protagonista Alice. Além dela, o elenco é composto por Victor Lamoglia (Eduardo e Mônica) como Pedro Santiago e André Luiz Frambach (Éramos Seis) como Breno. Está disponível para assinantes do Globoplay.
Larissa Manoela é a protagonista de Tá Escrito (2023) — Foto: Promoção/Paris Filmes 14. Ó Paí, Ó - O Filme (2008)
Durante o famoso carnaval no Pelourinho, em Salvador, a trama é ambientada em um cortiço no centro histórico e mostra a paixão dos moradores pela festa. Os personagens têm outra coisa em comum: uma antipatia por dona Joana, a síndica evangélica do prédio que detesta o Carnaval e desliga a água do lugar para estragar a festa. O filme acompanha diversos personagens com diferentes vidas, que tentam lidar com o problema de seu jeito, como aspirante a cantor Roque, o motorista de táxi Reginaldo e sua esposa Maria, a dona de bar Neuzão.
O elenco é composto por diversos nomes conhecidos nacionalmente, como Lázaro Ramos (Quanto Vale ou É por Quilo?) como Roque, Wagner Moura (Guerra Civil) como Boca, Stênio Garcia (Salve Jorge) como Seu Jerônimo e Luciana Souza (Bacurau) interpreta Dona Joana. Érico Brás (Mania de Você) é Reginaldo e Valdinéia Soriano (Volta por Cima) é Maria. O filme está disponível para assinantes do Globoplay e do Amazon Prime Video. Em 2023, o filme recebeu uma sequência, chamada Ó Pai Ó 2, disponível no Telecine e Amazon Prime Video, além de ser possível alugá-lo no Youtube e Apple TV+.
Lázaro Ramos atua como Roque, em 'Ó paí, ó' Foto — Foto: Promoção/Globo Filmes 15. O Auto da Boa Mentira (2021)
O Auto da Boa Mentira é uma antologia baseada em quatro contos do escritor Ariano Suassuna. O filme conta a história de quatro contos: em um deles, o foco está em um subgerente de RH que é confundido com um comediante, o segundo mostra um jovem que não acredita em nada, porém se interessa por um mistério em um circo relacionado com sua mãe. Além destes, um dos contos mostra a história de um estrangeiro que alega ter sido assaltado para faltar a uma festa, já a última história se baseia em uma frase do autor sobre o preconceito com quem nunca foi à Disney, em que a estagiária de publicidade, Lorena, se sente invisível em sua empresa e é apaixonada por Felipe. Todas os contos tem a mentira e suas consequências como temática central.
O elenco dos contos é composto por Leandro Hassum (O Candidato Honesto), como Helder, Renato Goés (Família é Tudo), como o jovem Fabiano, o internacional Chris Mason (Duna: A Profecia) como o gringo Pierce, e Cacá Otoni (Canastra Suja) como a estagiária Lorena. O filme está disponível no Disney+.
O Auto da Boa Mentira (2021) se inspira em contos de Ariano Suassuna — Foto: Promoção/Disney+ 🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
58

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/0/z/xavA8JTImHQLo0Du0I5w/sukurinshiyotsuto-2025-11-27-145235.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/G/T/cA9NEgSTC7h2TAWumyBA/em-seguida-clique-no-botao-copiar-ou-toque-no-codigo-do-cupom-desejado-para-copia-lo-4-.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/K/j/l6wgNIQz6AL5U4DW1cBA/anime-fighters-5.jpeg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro