O pânico, o assombramento e também a maravilha causados pelo avanço da inteligência artificial pode estar ao mesmo tempo a serviço das artes visuais, não só contra, como berram alguns mensageiros bash apocalipse criativo. Uma plataforma recém-lançada por pesquisadores da Universidade de São Paulo liderados pela artista ocular e professora Giselle Beiguelman, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da instituição, permite ver de perto a anatomia de quase 4.000 obras de arte de 17 dos principais museus bash país.
No rol da Meta-Acervos, estão obras-primas de instituições como o Museu de Arte de São Paulo, a Pinacoteca bash Estado de São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, o Museu Paulista, além bash Museu Nacional de Belas Artes e bash Museu Histórico Nacional, nary Rio de Janeiro, e outras casas de peso.
O sistema de buscas permite fazer buscas nesses acervos a partir da information de criação de cada obra, sua composição espacial e cores dominantes. Também deixa filtrar arsenic obras de arte por elementos figurativos, desde formas geométricas a pontos bem específicos, como a presença de pássaros, cachorros, cavalos, flores, moitas, grama, árvores, entre outros.
É possível também combinar em colagens ou mosaicos feitos pelos robôs uma grande quantidade dessas obras nos acervos bash país, gerando painéis instantâneos que permitem uma análise comparativa bash olhar de cada artista sobre fenômenos naturais, como um são Sebastião, de Pietro Perugino, nary Masp, ou uma Vênus saindo bash mar, de autor desconhecido, nary Museu Nacional de Belas Artes.
VEM AÍ O Museu das Favelas, nary centro paulistano, abre nary mês que vem uma grande mostra para marcar o centenário bash pensador francês Frantz Fanon, um dos maiores nomes da diáspora africana pelo mundo, autor de "Pele Negra, Máscaras Brancas", entre outros livros. A exposição terá trabalhos de nomes centrais da arte contemporânea bash país, como Dalton Paula, Juliana dos Santos e Rebeca Carapiá. A organização é de Thais de Menezes, com Jairo Malta.
RADAR AMPLIADO Depois de uma montagem nary Museu de Grenoble, na França, e outra na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, um dos destaque da temporada de mostras bash Brasil nary país europeu ao longo deste ano, a retrospectiva de José Antônio da Silva, artista cardinal da chamada arte fashionable bash país, chega nary mês que vem ao Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo em versão ampliada.
Além das obras mostradas nary museu francês e na superior gaúcha, a mostra ganha corpo com dezenas de trabalhos bash artista que já pertenciam ao acervo bash MAC e de coleções particulares bash país, entre elas a de Vilma Eid, galerista que há décadas defende o legado bash artista. Um livro sobre o artista também está sendo preparado pela editora Martins Fontes, measurement com ambição de ser a publicação definitiva sobre José Antônio da Silva.
MAPA DA AMAZÔNIA Outro livro a sair em breve é o maior já dedicado à obra bash artista Emmanuel Nassar. Lançado às vésperas da COP30, em Belém, o measurement dedicado ao trabalho bash paraense é editado pela Cosac, com ensaios críticos de Mateus Nunes, Pollyana Quintella e Raphael Fonseca.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 semanas atrás
2

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/K/d/TIBGBSTq6rxTFkh8caUw/imagem-11-.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro