1 ano atrás 34

Dell Inspiron 14 Plus: 5 coisas que você precisa saber antes de comprar

O Inspiron 14 Plus, um notebook da Dell, é um modelo com tela de alta resolução, acabamento premium e destaque para o processador Snapdragon X Plus da Qualcomm, componente que garante boa performance e bateria de 15 horas para o laptop, nas contas da fabricante. Vendido por preços que saem de R$ 7.500, o modelo tem 14 polegadas e é uma alternativa para quem procura algo similar a um MacBook Air, mas com Windows.

O modelo da Dell tem também alguns pontos de atenção que podem desencorajar a compra: a memória RAM está limitada a 16 GB e não pode ser substituída, não há versão com placa de vídeo dedicada e o portátil compacto em função da tela de 14” não reserva espaço suficiente para o teclado numérico. A seguir, listamos a ficha técnica completa do Inspiron 14 Plus e discutimos esses e outros pontos.

 Divulgação/Dell Inspiron 14 Plus tem processador Snapdragon e tela de alta resolução; confira mais características do novo notebook da Dell — Foto: Divulgação/Dell

Ficha técnica do Inspiron 14 Plus:

  • Preço: a partir de R$ 7.500
  • Processador: Qualcomm Snapdragon X Plus X1P-64-100
  • Memória RAM: 16 GB DDR5
  • Armazenamento: SSD NVMe de 512 GB ou 1 TB
  • Placa de vídeo: Qualcomm Adreno integrada ao processador
  • Sistema operacional: Windows 11 Home ou Pro
  • Tela: 14 polegadas
  • Resolução: Quad HD+ (2560 x 1600 pixels)
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Bateria: três células a 54 Wh, suficiente para 15 horas
  • Peso: 1,4 kg
  • Dimensões: 31,4 x 22,3 x 1,6 cm
  • Cor: prata
 Divulgação/Dell Inspiron 14 Plus não permite troca ou aumento da memória RAM — Foto: Divulgação/Dell

O Inspiron 14 Plus vem com processador Snapdragon da Qualcomm e não permite upgrade de memória RAM, já que o componente é soldado na placa em um pacote que inclui também o processador. Esse tipo de design é comum em qualquer notebook com CPUs construídas em cima da arquitetura ARM.

Essa realidade recomenda que o consumidor faça uma estimativa de quanta memória RAM vai precisar não só agora, mas também pelos próximos anos, já que não será possível adicionar mais RAM ao computador. Atualmente, a Dell comercializa o laptop em edições com 16 GB de DDR5 apenas: se você precisa de mais, terá de escolher outro modelo no mercado.

2. A resolução é QHD+ (2560×1600 pixels), melhor que Full HD

 Divulgação/Dell Tela é touch de 1600p e com mesmo aspecto dos MacBooks — Foto: Divulgação/Dell

A tela de 14 polegadas do computador da Dell dispõe de uma resolução Quad HD+ que é superior ao Full HD comum em notebooks. Mais resolução efetivamente aumenta a área útil do display, garantindo maior qualidade de imagem por conta da maior densidade de pixels: o texto e elementos de interface gráfica ficam com aspecto mais definido, sem nenhum aspecto pixelado ou serrilhado.

Outra característica bem positiva da tela do Inspiron é o aspecto de tela. Em 16:10, você ganha em altura em relação à largura, o que torna visualização de conteúdo na Internet e trabalho com ferramentas de escritório mais confortável – é por isso que são 1600 pixels de altura e não 1440 pixels como seria comum em uma resolução Quad HD+ .

3. Leve apesar do hardware

 Divulgação/Dell Com peso inicial de 1,4 KG, o notebook é prático de ser transportado — Foto: Divulgação/Dell

O Inspiron 14 Plus pesa 1,4 quilos, o que contribui para portabilidade do aparelho sem desconforto na hora de carregar na mochila. O detalhe é bem-vindo especialmente porque o computador tem hardware de ponta, o que nem sempre é uma garantia de laptop leve e fácil de carregar.

Além de pesar 1,4 quilos, o Inspiron tem outra virtude no fato de que o uso de processador com tecnologia ARM garante uma autonomia de bateria bastante competitiva. Nas contas da Dell, são 15 horas de uso entre recargas: não chega nas 20 ou mais de alguns modelos com Snapdragon, mas mesmo assim é um intervalo superior a muitos notebooks de várias faixas de preço com processador Intel.

4. Sem placa de vídeo dedicada

 Divulgação/Dell O Inspiron 14 Plus não vem com placa de vídeo dedicada, o que pode deixar o usuário na mão — Foto: Divulgação/Dell

O Inspiron 14 Plus não dispõe de configurações com placas de vídeo dedicada, encarregando o processamento gráfico para a GPU Adreno da Qualcomm, que vem integrada ao processador. É um componente suficiente para o uso geral do computador e o entretenimento leve, mas pode deixar o usuário na mão na hora de encarar games ou aplicações que precisem de maior capacidade de processamento gráfico.

Outro ponto que vale considerar é que, rodando com um processador ARM, o Inspiron pode apresentar limitações na hora de executar software criado originalmente para arquitetura x86 usada por Intel e AMD. Pode ser uma boa ideia, antes da compra, verificar se os aplicativos que você mais usa e precisa funcionam bem por meio da emulação do Windows ou se os desenvolvedores já lançaram edições com suporte nativo a processadores ARM.

5. Teclado e Touchpad compacto

 Divulgação/Dell Com 14 polegadas, o touchpad e teclado podem ser pequenos para tarefas mais imponentes — Foto: Divulgação/Dell

Construído em torno das limitações de tamanho impostas pela tela de 14 polegadas, o Inspiron acaba restringindo a área útil disponível para o teclado – que não tem, por exemplo, teclado numérico – e o touchpad. Profissionais e estudantes de áreas da engenharia, contabilidade e similares podem sentir falta das teclas numéricas dedicadas na hora de usar calculadora e preencher planilhas, por exemplo.

O touchpad tem uma boa área, proporcional ao notebook, mas modelos com tela maior tendem a oferecer uma superfície ainda mais ampla. Usuários mais acostumados com gestos e com laptops maiores podem levar algum tempo até se acostumar com o Inspiron (e qualquer laptop menor). A contrapartida é que a tela é sensível ao toque e pode servir de instrumento para contornar qualquer dificuldade com o touchpad.

🎥 Melhor notebook de 2024: veja opções custo-benefício e gamer

 veja opções custo-benefício e gamer

Melhor notebook de 2024: veja opções custo-benefício e gamer

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro