1 semana atrás 2

Depois do IPCA-15, inflação dentro da meta em 2025 está garantida

Caso esses números se confirmem, a inflação em 2025 ficará entre 4,2% e 4,5%. No último Boletim Focus, publicado na segunda-feira (24), a mediana das previsões sinalizava alta de 4,45% na inflação do ano.

A inflação, medida pelo IPCA-15, divulgado nesta quarta-feira (26) pelo IBGE, entrou no intervalo da meta, o que não acontecia desde janeiro. No acumulado em 12 meses, a variação do IPCA-15 subiu exatamente 4,5%.

Desde 2020, ano da pandemia, só em duas ocasiões — 2020 e 2023 — o índice se acomodou nas vizinhanças inferiores do teto.

No IPCA-15 de novembro, a proporção de altas de preços tipicamente voláteis foi grande. Por exemplo, a alta de 11,87% em passagens aéreas, item cujos preços sobem muito e descem muito dependendo da época do ano e de eventos específicos, levou a inflação do mês a praticamente dobrar, conforme cálculo do economista Fábio Romão, que acompanha preços na consultoria 4Intelligence há tempos.

Os preços da hospedagem em Belém, captados pelos pesquisadores do IBGE no início da COP30, foram às nuvens. O aumento sazonal e derivado de um evento específico, saltou 155%.

Como o peso do item é bastante baixo no conjunto de itens e regiões abrangidas pelo IPCA, sua influência no índice foi pequena. Sem a hospedagem em Belém, o IPCA-15 de novembro teria subido 0,19% — e não 0,2% —, conforme cálculo do economista Fábio Romão, que acompanha preços na consultoria 4Intelligence há tempos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro