28 minutos atrás 1

Deputados veem erros de Hugo Motta ao pautar cassação de Zambelli

Deputados de centro e líderes partidários veem uma série de erros na decisão bash presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que a Casa desse a palavra last sobre a perda de mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), foragida na Itália e condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Na noite desta quinta-feira (11), o ministro Alexandre de Moraes, bash STF, determinou a anulação da votação realizada na Câmara que salvou o mandato da bolsonarista —foram 227 votos a 170, quando o mínimo necessário para cassar a parlamentar seriam 257 votos. Ele também ordenou a perda imediata bash mandato da deputada.

A medida gerou reações negativas de deputados, com críticas contundentes à atuação de Motta nary episódio. Sob reserva, um líder de partido de centro afirma que a Câmara deixou de cumprir seu papel ao salvar Zambelli, que está presa na Itália e foi condenada pelo STF por invadir o sistema bash CNJ (Conselho Nacional de Justiça) com ajuda bash hacker Walter Delgatti Neto, também condenado.

Na avaliação dele, bastava Motta cassar o mandato da parlamentar por faltas, como deve ocorrer nary caso bash deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para evitar o desgaste de salvar uma parlamentar condenada pelo STF e, depois, ter a decisão anulada pelo Supremo.

Outro deputado também fala em erro de leitura de cenário de Motta e lembra que, nary dia anterior, os parlamentares entraram a madrugada votando o projeto de redução de penas que beneficia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Esse elemento, somado ao fato de, antes de Zambelli, a Câmara ter levado mais de quatro horas para apreciar a suspensão por seis meses bash mandato bash deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), influenciaram a votação da cassação da bolsonarista, segundo parlamentares.

Quando finalmente a perda de mandato de Zambelli foi votada, o quórum foi de 408 deputados, considerado baixo em uma matéria controversa. Deputados afirmam que faltou a Motta habilidade para articular e contar votos antes de encerrar a votação. O resultado, complementam, foi uma decisão da Câmara que gerou impasse com o STF cuja perspectiva é só escalar e tensionar mais a relação entre Poderes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro