Nelas, é possível ver os anéis, muitas das 27 luas do planeta, tempestades e uma calota polar sazonal de Urano. Até mesmo o extremamente pequeno, fraco e difuso anel Zeta aparece nos registros inéditos.
A cor azul esverdeada das imagens se deve às grandes quantidades de metano no planeta. Ele absorve a luz vermelha, mas permite que os azuis sejam refletidos de volta ao espaço.
Dia em Urano tem cerca de 17 horas. Segundo a ESA (European Space Agency, Agência Espacial Europeia na tradução), as imagens combinam várias exposições —mais longas e mais curtas— para corrigir essas pequenas alterações ao longo do tempo de observação.
Alta resolução. A quantidade de detalhes e a clareza inovadora das novas imagens se deve à "incomparável resolução e sensibilidade infravermelha do Webb", de acordo com a Nasa.
Urano atingirá seu próximo solstício (maior afastamento) em 2028. Também segundo a Nasa, os astrônomos estão ansiosos para observar quaisquer possíveis mudanças nas características do planeta até lá.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro