1 ano atrás 99

'Deus da guerra': cientistas acham evidência de vapor de água em exoplaneta

A possível presença de água no planeta pode dar pistas sobre a concentração de outros elementos em Smertrios. Algumas características do planeta intrigam cientistas e sua formação é alvo de estudos.

Isso demonstra a importância de observar a atmosfera do planeta, pois pode ajudar a revelar a história da formação do planeta por meio de suas propriedades atmosféricas, como sua metalicidade [proporção de elementos que não sejam hidrogênio e hélio] e proporção de carbono para oxigênio.
Sayyed Ali Rafi, autor do estudo ao Space.com

O que torna Smertrios um caso estranho é sua densidade e composição. "Esse planeta é de interesse único porque é um dos mais ricos em metal e um dos mais densos gigantes gasosos que conhecemos até agora", explicou Sayyed Ali Rafi, um dos astrônomos que participou da descoberta e pesquisador na Universidade de Tóquio, ao Space.com.

No Smertrios, a fração de metais para hidrogênio é muito maior do que a do grupo dos Saturnos quentes ou mesmo dos planetas no Sistema Solar, Júpiter e Saturno. Geralmente, quanto maior o gigante gasoso, menos metais deve ter, mas isso não acontece com Smertrios.

O planeta também tem um núcleo grande e sólido, o que explica sua alta densidade. "A composição do planeta não parece compatível com os cenários de formação que temos para gigantes gasosos", conta Ali Rafi.

'Deus da guerra'

O nome do exoplaneta, Smertrios, foi dado em homenagem ao "Deus da guerra" na tradição gaélica.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro