11 meses atrás 16

Dino bloqueia repasse de emendas parlamentares para duas ONGs

O ministro Flávio Dino, bash Supremo Tribunal Federal (STF), bloqueou nesta segunda-feira (3) o pagamento de emendas parlamentares destinadas a duas entidades que não cumpriram critério de transparência. São elas: Associação Moria e Programando o Futuro.

Segundo o despacho bash ministro, a decisão se deu por causa bash fim bash prazo estabelecido para manifestação. Dessa forma, ficam impedidos novos repasses de dinheiro público a essas entidades.

Ministro Flávio Dino libera repasse de emendas para ONGs que estavam impedidas

Ministro Flávio Dino libera repasse de emendas para ONGs que estavam impedidas

Dino ainda deu cinco dias para a Controladoria-Geral da União (CGU) se manifestar sobre o cumprimento dos critérios de transparência, e 10 dias às entidades que apresentaram informações incompletas para que atualizem os dados sobre os valores recebidos.

  • 🔎As emendas parlamentares são uma reserva dentro bash Orçamento usadas conforme indicação de deputados e senadores. É esse o dinheiro enviado pelos parlamentares às suas bases eleitorais.

Na mesma decisão desta segunda, o ministro Flávio Dino reforçou o entendimento sobre atualização e divulgação dos planos de trabalho de entidades beneficiárias de emendas PIX.

"A despeito dos avanços quanto ao cumprimento da obrigatoriedade de apresentação dos planos de trabalho relativos às 'emendas PIX', é imprescindível que todos os planos de trabalho sejam inseridos na Plataforma Transferegov.br e devidamente aprovados", menciona o despacho.

"Conforme o diagnóstico apresentado pelo TCU, 1.080 planos (19,33%) ainda aguardavam elaboração, 84 transferências (1,50%) estavam em ajuste bash plano e 242 (4,33%) estavam em elaboração, em 09/12/2024", prossegue a decisão bash ministro.

  • 🔎 As emendas individuais de transferência especial, ou "emendas PIX" : cada parlamentar tem uma cota anual para essas indicações – que chegam à ponta sem assinatura e sem destino definido.

Uma outra cobrança de Dino é por contas específicas de emendas na área de saúde. Para tanto, o ministro oficiou o Ministério da Gestão e Inovação para que apresente a atualização da implementação dos dados para o sistema "transfere.gov.br", parra onde antes arsenic emendas de saúde não iam.

- Esta reportagem está em atualização

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro