2 horas atrás 1

Diretor da Anvisa diz que limite para cultivo de maconha não inviabiliza produção de remédios

Primeiro diretor negro da história da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Thiago Campos disse em entrevista ao podcast Cannabis Hoje Pod, especializado em temas ligados à maconha, que os limites estabelecidos pelo órgão para cultivo da planta não inviabilizarão a produção de medicamentos à base de cannabis.

No dia 3 de fevereiro, a Anvisa publicou regras liberando pequenas associações e comunidades a plantarem a erva com teor de THC igual ou menor que 0,3%. Até então, o cultivo da planta era proibido no país, com autorizações pontuais emitidas pela Justiça.

"O 0,3% não é um limitador para o teor de THC dos produtos de cannabis e dos medicamentos que vierem a ser registrados", diz Campos, que relatou o tema na agência.

O limite relativamente baixo foi criticado por defensores do uso da maconha medicinal.

Segundo Campos, o limite foi o possível para que se pudesse avançar. "É o que foi possível consensuar. É melhor dar um passo seguro, e a gente poder avançar outros passos no futuro", declarou.

O diretor diz que estava inclinado a fazer a regulamentação com teor maior de THC, mas afirma que a maior parte dos colegas na Anvisa optou por precaução maior.

A decisão, diz ele, foi tomada com apoio da área técnica. Segundo ele, as opiniões do corpo especializado da Anvisa ficaram muito tempo bloqueadas no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Campos disse também que acha desnecessária a criação de uma agência específica para regular o tema da cannabis. Segundo ele, a Anvisa é capaz de tomar as decisões necessárias.

"Não temos elementos hoje que digam que a criação de uma agência específica de cannabis é um caminho viável e um caminho que produziria melhores resultados. A Anvisa tem uma ampla competência sobre vários temas, mas não tem se furtado às tarefas mais difíceis", afirma.

O diretor diz que chegou a ter dúvidas sobre o impacto que o fato de ser negro,com cabelo black power, teria sobre a discussão do tema. Ele afirma, no entanto, que teve apoio de colegas dentro do governo e da agência para desempenhar a tarefa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro