2 horas atrás 2

É #FAKE que fotos de canibalismo estejam nos arquivos de Epstein; imagens mostram bastidores de filme de terror

Cenas de curta-metragem de terror têm sido falsamente associadas a documentos de bilionário acusado de comandar rede de tráfico sexual envolvendo menores de idade.


É #FAKE que fotos mostrem ato de canibalismo em arquivos de Epstein; imagens são de bastidores de curta de terror — Foto: Reprodução

  • Publicadas no X na quarta-feira (4), o post tem a seguinte legenda "Segundo o último dossiê sobre Epstein, uma mulher é servida em um prato semelhante a frango, com vários alimentos recheados atrás dela".
Mas isso não é verdade. As imagens são dos bastidores de um curta-metragem de terror chamado Thanksgiving, de 2007. A produção foi exibida nos cinemas dos Estados Unidos durante o intervalo do filme Grindhouse, de Quentin Tarantino e Robert Rodriguez, como se fosse um trailer de filme que seria lançado.
  • O post mostra duas imagens de adultos e crianças reunidos ao redor de uma mesa. Sobre ela, há o que parece ser o corpo de uma pessoa deitada em cima de um prato, com aparência semelhante à de um peru assado.
  • O conteúdo também viralizou no Facebook, Instagram, Threads e YouTube em meio aos desdobramentos da divulgação de mais de 3 milhões de páginas dos arquivos do caso de Epstein pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
As imagens são, na verdade, dos bastidores do curta-metragem de terror Thanksgiving (2007), do americano Eli Roth, exibido nos cinemas americanos durante o intervalo de Grindhouse, filme duplo dos diretores Quentin Tarantino e Robert Rodriguez.
  • O curta se passa durante o feriado de Ação de Graças dos EUA e faz uma paródia a produções de terror do gênero "slasher", que costuma envolver um assassino perseguindo um grupo de pessoas e cenas gráficas de violência.
  • Para encontrar a origem do conteúdo, o Fato ou Fake fez uma busca reversa no Google Lens e no Yandex, buscador russo similar ao Google. Essa pesquisa serve para verificar o conteúdo havia sido reproduzido anteriormente por fontes confiáveis – e em que contexto.
  • O resultado levou para várias publicações nas redes sociais que indicavam que as imagens eram do curta Thanksgiving. O Fato ou Fake encontrou o trailer da produção, que apresenta uma cena com as mesmas pessoas do post falso (veja abaixo).
  • O Yandex apontou que as mesmas imagens aparecem na seção de bastidores disponível no The Quentin Tarantino Archives, site de fãs que reúne registros das produções do diretor.

Cena de curta-metragem de terror tem sido usada como se fosse parte dos arquivos de Epstein. — Foto: Reprodução/DailyMotion

É #FAKE que fotos mostrem ato de canibalismo em arquivos de Epstein; imagens são de bastidores de curta de terror — Foto: Reprodução

É #FAKE vídeo de capivara pegando 'carona' em cima de tatu

É #FAKE vídeo de capivara pegando 'carona' em cima de tatu

VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro