3 horas atrás 3

É #FAKE que fotos mostrem prefeito de Nova York e a mãe dele ao lado de Jeffrey Epstein; imagens foram criadas com a IA do Google

Ferramenta de detecção aponta que uso de inteligência artificial na criação de imagens envolvendo Zohran Mamdani. Posts falsos viralizaram após divulgação de novos arquivos do caso de Epstein, bilionário acusado de tráfico sexual e exploração de menores.


É #FAKE que fotos mostrem prefeito de Nova York ao lado de Jeffrey Epstein; imagens foram criadas com IA — Foto: Reprodução

As três "fotos" foram publicadas no X no sábado (31), um dia após o Departamento de Justiça dos Estados Unidos ter divulgado mais de 3 milhões de páginas dos arquivos do caso de Epstein. No entanto, elas foram criadas com inteligência artificial (IA) do Google (leia mais abaixo).

Um dos posts, que reúne as três imagens manipuladas, tem esta legenda (originalmente, em inglês): "🚨BOMBA! Aparentemente, Zohran Mamdani foi treinado pelos melhores dos melhores. Hmmm. Internet, FAÇA O QUE SABE FAZER".

  1. Um dos registros falsos mostra Mira Nair segurando um bebê no colo, que supostamente seria Mamdani, em uma praia junto de Epstein e Bill Clinton, ex-presidente americano citado nos documentos revelados recentemente.
  2. Outro exibe Mira uma criança, novamente apontada como Mamdani, ao lado de Epstein, Clinton; Bill Gates (fundador da Microsoft e também mencionado nos arquivos); Jeff Bezos (CEO da Amazon); e Ghislaine Maxwell (ex de Epstein e condenada por crimes relacionados ao tráfico sexual de menores).
  3. O terceiro tem o mesmo grupo em uma praia, com exceção de Mira. No conteúdo, a criança identificada nos posts como Mamdani está sendo abraçada por Ghislaine, enquanto Epstein segura Clinton no colo.

A mãe de Mamdani foi mencionada em um e-mail da publicitária Peggy Siegal a Epstein, de 21 de outubro de 2009. No texto, Mira é citada como uma das convidadas que participou de um evento para divulgação de um filme, que teria ocorrido na casa de Ghislane. O nome de Mira também aparece em e-mails de lista de convidados para um evento de cinema independente.

⚠️ Por que isso é mentira?

O Fato ou Fake submeteu as imagens ao SynthID Detector, plataforma do Google que verifica conteúdos gerados com a ferramenta de IA da própria empresa. O resultado das três análises apontou: "Feito com IA do Google – Synth ID identificado em todo ou parte do conteúdo carregado" (veja abaixo).
  • Essa tecnologia insere uma marca d'água para identificar conteúdo gerado com modelos de IA do Google. Esse "selo" é incorporado a vídeos, imagens, áudios ou textos fabricados sinteticamente.
  • Embora imperceptível para humanos (que não conseguem verificar o indicador apenas assistindo às cenas ou escutando os áudios), a técnica é detectável pelo sistema.
  • O Fato ou Fake fez uma busca reversa pelas imagens no Google Lens. Essa pesquisa serve para verificar a origem de conteúdos na internet. O resultado apontou que as imagens foram publicadas pela primeira vez por uma conta de paródias do X – a descrição menciona que o perfil publica memes e material fabricado com IA.

SynthID detectou nos pontos azuis a presença da marca d'água de IAs do Google. — Foto: Reprodução

Veja, no vídeo abaixo, mais sobre os arquivos Epstein:

Justiça dos EUA libera mais 3 milhões de arquivos do caso Epstein

Justiça dos EUA libera mais 3 milhões de arquivos do caso Epstein

É #FAKE que fotos mostrem prefeito de Nova York ao lado de Jeffrey Epstein; imagens foram criadas com IA — Foto: Reprodução

É #FAKE que EUA foram 'donos' da Groenlândia durante a 2ª Guerra e 'devolveram' a ilha

É #FAKE que EUA foram 'donos' da Groenlândia durante a 2ª Guerra e 'devolveram' a ilha

VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro