2 horas atrás 1

É #FAKE que INSS vai deixar de pagar aposentadoria a quem não tem a nova identidade em 2026

Entre as publicações com alegação falsa, está um vídeo feito com IA que mostra uma personagem imitando uma repórter de telejornal. Medida não afeta quem já recebe benefício; nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) vai se tornar obrigatória apenas em 2028.


É #FAKE que INSS deixará de pagar aposentadoria para quem não tem a nova identidade em 2026 — Foto: Reprodução

Circulam nas redes sociais publicações alegando que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai deixar de pagar aposentadoria em 2026 a cidadãos sem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). É #FAKE.

🛑 O que dizem as publicações falsas?

  • Publicados entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, os conteúdos sugerem que o INSS deixará de fazer o pagamento a quem não tem a nova identidade.
  • Um vídeo compartilhado no Facebook em 24 de dezembro mostra uma personagem criada com inteligência artificial (IA) que faz o papel de uma repórter de telejornal. Ela diz: "A partir de janeiro será obrigatória a nova identidade. É isso mesmo, você precisará tirar a nova identidade para continuar recebendo os benefícios do INSS [...]".
Mas isso é mentira. O INSS não deixará de pagar quem já recebe os benefícios e ainda não tem a CIN em 2026. A nova identidade vai passar a ser obrigatória para esse fim apenas em 1° de janeiro de 2028 (leia mais abaixo).

⚠️ Por que isso é mentira?

🪪 Nessa primeira fase, são aceitas as biometrias da CIN, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do Título de Eleitor.

A partir de 1° de maio de 2026, a biometria começa a ser obrigatória também para novos pedidos de salário-maternidade, benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e pensão por morte. Se a pessoa não tiver biometria em nenhum dos documentos (CNH ou Título de Eleitor), será necessário emitir a CIN.

🔍 Exceções - Estão livres da exigência pessoas com mais de 80 anos; com dificuldade de deslocamento por motivo de saúde (com comprovação); moradores de áreas de difícil acesso e migrantes em situação de refúgio e apátridas; e residentes no exterior.

A partir de 1° de janeiro de 2028 a CIN será o único documento com biometria para todos os novos requerimentos e manutenção dos benefícios.

▶️ O que muda para quem já é beneficiário?

  • Nessa primeira fase, nada. A medida só será obrigatória para manutenção dos benefícios a partir de 1° de janeiro de 2028.
  • O INSS orienta que os cidadãos realizem a emissão da nova identidade quanto antes para evitar filas futuras e reforçar a segurança dos dados do previdenciário. Saiba como tirar a nova Carteira de Identidade Nacional.
  • Caso o INSS identifique a necessidade de atualização biométrica de algum beneficiário ativo, a pessoa será informada com antecedência, sem que haja qualquer bloqueio no recebimento dos valores.

É #FAKE que INSS deixará de pagar aposentadoria para quem não tem a nova identidade em 2026 — Foto: Reprodução

É #FAKE que EUA foram 'donos' da Groenlândia durante a 2ª Guerra e 'devolveram' a ilha

É #FAKE que EUA foram 'donos' da Groenlândia durante a 2ª Guerra e 'devolveram' a ilha

VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro