Imagens feitas com inteligência artificial viralizaram em meio a registros reais de manifestações na capital francesa contra acordo entre União Europeia e Mercosul.
É #FAKE que vídeo mostre protesto de agricultores em via de Paris contra acordo UE-Mercosul; cenas foram criadas com IA — Foto: Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo supostamente mostrando uma via de Paris bloqueada por tratores e caminhões durante um protesto de agricultores franceses. É #FAKE.
🛑 Como é a publicação falsa?
- Publicado em 7 de janeiro no X, onde acumula mais de 100 mil visualizações, o post tem a seguinte legenda: "França: Agricultores tomam conta de Paris em meio à neve. Paris está paralisada. Todas as vias de acesso a Paris estão bloqueadas! A população parisiense está preparada para ajudar com seus próprios veículos. Isso pode significar o fim da UE e de Macron". Ela omite que o vídeo foi feito com inteligência artificial (IA) – leia mais abaixo.
- O material fake mostra cenas aéreas de inúmeros caminhões e tratores em uma via expressa. Um áudio diz (em francês):"Vista de helicóptero, uma longa fila de caminhões e tratores cerca o anel viário. Os giroscópicos piscam na neve, o frio se mistura à fumaça dos motores. Paris está praticamente paralisada nesta noite".
- Na seção de comentários, usuários escreveram mensagens como estas duas: "Ou a Europa acorda ou será aniquilada"; e "Vamos derrubem esse Macroleti. Seria muito bom para Europa".
- Uma pessoa perguntou ao Grok, assistente de inteligência artificial do X, se o vídeo é verídico. O robô respondeu que "sim" e completou: "Protestos de agricultores franceses estão acontecendo em janeiro de 2026, com bloqueios em estradas principais e comboios de tratores rumo a Paris, principalmente contra o acordo EU-Mercosul. Há neve em vídeos, mas nem todas as vias de acesso à cidade estão paralisadas. A população ajudando e o fim da UE/Macron são especulações não confirmadas por fontes como Connexion France e Euronews".
- O material falso viralizou em meio a registros reais sobre os bloqueios realizados por agricultores na capital francesa em protesto contra o acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Segundo os manifestantes, o acerto representaria uma ameaça à produção local, ao criar uma concorrência desleal com as importações sul-americanas, mais baratas (entenda o contexto ao final desta reportagem).
- Em 8 de janeiro, manifestantes em tratores romperam os bloqueios policiais e circularam pela avenida Champs-Élysées, em Paris, bloqueando a via ao redor do Arco do Triunfo. Dezenas de veículos agrícolas bloquearam rodovias que levam à capital, causando 150 quilômetros de congestionamento.
⚠️ Por que o vídeo é mentira?
O Fato ou Fake submeteu o vídeo a duas plataformas de detecção de IA: uma rastreia uso desse recurso em vídeos; outra, em áudios. Veja os resultados das análises:
- Hive Moderation – Indicou probabilidade de 96% de as imagens serem sintéticas.
- Hyia – Apontou que a locução foi muito provavelmente gerada artificialmente.
O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao detector Hive Moderation, que aponta probabilidade de 96% de o conteúdo ter sido gerado com uso de inteligência artificial. — Foto: Reprodução
O Fato ou Fake também submeteu o áudio ao detector de inteligência artificial Hyia. Resultado: A ferramenta considera o fragmento como muito provavelmente gerado por IA. — Foto: Reprodução
📌 Qual é o contexto da fake?
- Em 9 de janeiro (portanto, dois dias após a publicação da fake e um dia após o grande protesto de agricultores em Paris), os países da confirmaram a aprovação do acordo comercial com o Mercosul, para dar origem à maior zona de livre comércio do mundo.
- Em 13 de janeiro, agricultores franceses, pela segunda vez em uma mesma semana, protestaram contra a medida.
- Em 17 de janeiro, líderes dos Estados-membros dos dois blocos assinaram o acordo, após mais de 25 anos de negociações.
- O acordo prevê a redução ou eliminação gradual de tarifas de importação e exportação, que chegam a mais de 90% do comércio total entre os blocos. O texto também estabelece regras comuns para áreas como bens industriais e agrícolas, investimentos e padrões regulatórios.
- A assinatura, no entanto, não encerra o processo: para que o tratado entre em vigor, o texto precisa ser ratificado pelos parlamentos dos países envolvidos — um caminho que tende a ser longo e politicamente sensível, sobretudo dentro da UE.
Veja mais vídeos sobre o tema abaixo:

Agricultores da França fazem protesto contra o acordo entre Mercosul e União Europeia

Comissão Europeia aprova acordo com Mercosul

Líderes assinam acordo histórico entre União Europeia e Mercosul
É #FAKE que vídeo mostre protesto de agricultores em via de Paris contra acordo UE-Mercosul; cenas foram criadas com IA — Foto: Reprodução

É #FAKE que EUA foram 'donos' da Groenlândia durante a 2ª Guerra e 'devolveram' a ilha
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 horas atrás
2
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/O/1/GVCAymRm2DiVIOhttY0A/free-fire-como-jogar-pc-emulador-guia.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/1/r/Kmu0TNTn6FbPsNqS6pKg/principal-shutterstock-1676841955.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/h/X/AidZy9TJ28PDXUavzpOQ/cooktop-inducao-4-bocas.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/s/W/MPMSleTZ6VVKHotA8g7A/4169.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro