1 hora atrás 1

É #FAKE vídeo que mostra polícia achando 'fábrica de visualizações' de conteúdos do YouTube; cena foi criada com inteligência artificial

Ferramenta de detecção aponta uso de IA; veja resultado da checagem.


É #FAKE vídeo que mostra policiais encontrando 'fábrica de visualizações'; cena foi criada com IA — Foto: Reprodução

Circula nas redes sociais uma cena que supostamente mostra policiais encontrando uma "fábrica de visualizações" de vídeos do YouTube. É #FAKE.

  • Publicado nesta terça-feira (2) no X, onde teve mais de 1,2 milhão de views, o post tem a seguinte legenda: "🚨PM DESCUBRE 'FÁBRICA DE VIEWS' DE MÚSICA DENTRO DE COMUNIDADE! A Polícia Militar deu de cara com uma verdadeira 'fábrica de visualizações', dedicada a bombar vídeos de música no YouTube. No local, dezenas de celulares e equipamentos estavam ligados ao mesmo tempo, simulando acessos e interações para inflar artificialmente o alcance dos conteúdos [...]".
  • O conteúdo mentiroso cita as chamadas "fábricas de cliques" (ou click farms, em inglês), locais ou ambientes virtuais em que dispositivos eletrônicos (como celulares) são usados para criar falsas interações nas redes sociais – como bots (robôs) que curtem, comentam e clicam em posts de forma automática.
  • O vídeo – que foi criado com inteligência artificial (IA) – mostra "policiais" investigando uma casa com fileiras de celulares fixados nas paredes e conectados a cabos de carregamento. O "autor" da filmagem aponta uma lanterna para os telefones e afirma: "Olha isso, são centenas. Quem montou isso aqui gastou uma fortuna. Celular até o teto". Em resposta, um "agente" afirma: "É uma fazenda de visualização. A gente precisa chamar o pessoal da inteligência agora".
  • Após a publicação, foi inserida uma "nota da comunidade" do X, dizendo: "O vídeo é 100% criado por IA. Nota-se a péssima qualidade de áudio, comum em vídeos feitos por IA, além de o vídeo ser cortado para disfarçar a curta duração. Também tem a logo malfeita da polícia nos uniformes, a porta não compatível com o lugar da entrada etc".
  • Na seção de comentários, diversos usuários questionaram o Grok, chatbot do X, se o material seria verdadeiro.
O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao Hive Moderation, ferramenta que detectam o uso de IA em imagens, vídeos e áudio. Resultado: há 98,9% de chances de o conteúdo ter sido criado com esse recurso.

HiveModeration apontou uso de IA em 99,8% do vídeo. — Foto: Reprodução

É #FAKE vídeo que mostra policiais encontrando 'fábrica de visualizações'; cena foi criada com IA — Foto: Reprodução

É fake vídeo de idosos explicando fantasias cômicas para Halloween; tudo foi feito com IA

É fake vídeo de idosos explicando fantasias cômicas para Halloween; tudo foi feito com IA

VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro