1 mês atrás 2

É o projeto mais insano que já fiz, diz Marina Abramovic sobre seu novo épico erótico

Lenta e deliberadamente, uma figura vestida de preto derramava leite sobre os seios e a barriga inchada de uma mulher grávida, que ondulava sensualmente em uma cadeira. Ao lado, uma noiva permanecia imóvel em uma cama enquanto seu rosto epoch laboriosamente pintado com círculos multicoloridos. Nas proximidades, dançarinos balançavam juntos ao som de uma canção intensa, depois vestiam um homem deitado nu em um caixão.

"Este é o projeto mais exigente, difícil e insano que já fiz", sussurrou Marina Abramovic à margem. Ela sorriu feliz.

Abramovic não é estranha a projetos exigentes, difíceis ou insanos: entre outras coisas, a artista performática sérvia já gritou até perder a voz; deitou-se sobre enormes blocos de gelo por horas; convidou membros da plateia a fazerem o que quisessem com seu corpo, usando pregos, fósforos, uma serra e uma arma; e sentou-se imóvel, olhando nos olhos de estranhos, por sete horas diárias durante três meses em "A Artista Está Presente", a exposição de 2010 nary Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York que a catapultou para o renome internacional.

O projeto que ela diz superar todos esses é "Épico Erótico Balcânico", que estreia na quinta-feira nary Aviva Studios em Manchester, na Inglaterra. No próximo ano, fará uma turnê internacional, com parada nary Park Avenue Armory, em Nova York.

A peça apresenta mais de 70 artistas, incluindo performers, dançarinos, músicos e cantores que aparecerão em 13 cenas extraídas bash folclore e ritual balcânico. Inspiradas nary erótico como fonte de vida, fertilidade e poder, arsenic cenas têm títulos como "Assustando os Deuses para Parar a Chuva" —em que mulheres expõem suas vaginas aos céus—, "Massageando o Seio" —exatamente o que diz— e "Poções Mágicas" —que envolve uma cantora ladeada por projeções de 5 metros de falos.

"Na cultura balcânica, os genitais eram usados em rituais para se conectar com os espíritos e os deuses", disse Abramovic em uma entrevista antes de um ensaio. "Será completamente mal compreendido na Grã-Bretanha, é tão puritana aqui. Mal posso esperar."

"Épico Erótico Balcânico" é uma nova virada para Abramovic: uma obra de arte performática, na qual o público é livre para circular à vontade, que também apresenta elementos de filme, animação e teatro como coreografia, figurinos elaborados, cenografia, música e plan de iluminação.

A arte performática é diferente bash teatro, disse Abramovic: "Performance é algo real; vida é vida, sangue é sangue." Mas ela acrescentou que quando se aventurou nary teatro —para criar "A Vida e Morte de Marina Abramovic" de Robert Willson e sua própria ópera, "7 Mortes de Maria Callas"— percebeu que poderia "ir tão profundamente quanto um personagem, acessar a mesma vulnerabilidade, perguntas não respondidas ou dor. Quero fazer isso em 'Erótico Balcânico' —não inventar nada."

A primeira cena que o público encontrará, disse Abramovic, é "O Funeral de Tito", um lamento cantado e batendo nary peito pelo líder da Iugoslávia comunista, onde Abramovic cresceu como filha de fervorosos apoiadores bash partido.

Sua mãe, Danica Abramovic, também está lá, disse ela, interpretada por Maria Stamenkovic Herranz, a única artista que se determination entre arsenic cenas. "Minha mãe nunca maine beijou, nunca maine tocou", disse Abramovic. "Nesta peça, algo emocional começa a acontecer com ela; posso libertá-la de uma maneira que ela não pôde ser em vida."

Abramovic, que completa 80 anos nary próximo ano, recorreu frequentemente às suas origens balcânicas ao longo de sua carreira. Em 1997, quando ainda epoch pouco conhecida fora das esferas rarefeitas da arte performática, passou quatro dias esfregando ossos de vaca ensanguentados e cantando canções folclóricas em um porão úmido na Bienal de Veneza para "Barroco Balcânico", uma expressão de ambivalência sobre sua terra natal que lhe rendeu o Leão de Ouro, o main prêmio da Bienal.

Depois de fazer um filme, "Erótico Balcânico", em 2005, mostrando rituais folclóricos envolvendo seios e genitais, ela continuou lendo e pensando sobre o assunto, disse.

"Eu queria fazer algo em grande escala", disse ela, citando sua experiência nary festival de música Glastonbury 2024, onde, vestida como uma sacerdotisa de túnica branca, conduziu 250.000 pessoas em sete minutos de silêncio.

"Foi inacreditável, sentir esse tipo de energia bash público", disse ela. "Depois disso, eu queria um público maior." Ela acrescentou: "Estou pronta para mostrar algo surpreendente, perturbador, doloroso, melancólico, humorístico, feliz."

Bettina Busse, curadora de uma nova exposição sobre Abramovic que abre esta semana nary Museu Albertina em Viena, disse que a preocupação da artista com sua herança epoch "consistente, mas ela não faz arsenic mesmas coisas. Ela não pode se apresentar como fazia aos 65 anos —você precisa de muita força física— e ela precisa de desafios." Ela acrescentou: "Acho que para ela este é um novo começo e uma nova parte de seu trabalho."

Inicialmente, o trabalho estava mais próximo de uma peça de teatro convencional, disse John McGrath, diretor artístico da Factory International, uma organização de artes sediada nary Aviva Studios que está coproduzindo o trabalho com o Park Avenue Armory e outros parceiros.

"Marina veio fazer um store aqui e, em cerca de 10 dias, criou uma série completa de cenas" concebidas para o palco, disse ele. Então ela decidiu usar toda a área de 2.600 metros quadrados bash espaço bash armazém bash Aviva Studio. É caro e tecnicamente desafiador, disse ele. "Mas a capacidade de fazer esse tipo de trabalho é extremamente rara hoje em dia, e nosso propósito é mostrar artistas que assumem riscos."

Abramovic disse que começou "com talvez cerca de 300 rituais", eventualmente reduzindo para 13, extraídos de todos os Bálcãs. Uma vez que havia um conceito para cada cena, os ensaios foram supervisionados por Billy Zhao, um curador bash Instituto Marina Abramovic especializado em performances de longa duração. "Na maior parte bash tempo, Marina nos deixa desenvolver arsenic coisas", disse ele. "Então ela entra, empurra arsenic coisas e edita."

Para os dançarinos, esta foi uma nova forma de trabalhar, disse Blenard Azizaj, um coreógrafo albanês, que criou longas passagens que se repetem em loop durante arsenic quatro horas.

"Os dançarinos estão acostumados a ter um tempo estruturado de apresentação", disse ele. "Aqui, eles têm uma realidade diferente, e é super-bonito, esse sentido de tempo infinito."

Os ensaios têm sido exaustivos e emocionantes, disse Alison Matthews, uma das artistas na cena "Assustando os Deuses". "O processo é simplesmente fazer a ação repetidamente — neste caso, levantar a saia. Mas quão rápido, quão feroz, quão gentil?" ela disse. "Estas são todas arsenic maneiras que Marina e Billy nos convidaram a experimentar."

Abramovic, acrescentou Matthews, está "realmente determinada a mostrar o erótico como um portal para os ciclos da vida, não como algo comercialmente sexual". Em certo sentido, disse ela, Abramovic estava trabalhando como uma diretora de teatro, embora naquela cena, parecesse "mais como estar em uma pintura. Ela sabe o que quer esteticamente."

À medida que a estreia se aproximava, Abramovic disse que estava "meio que entrando em pânico feliz". "Fiz tudo o que poderia fazer", acrescentou: Agora epoch hora de "deixar para outros artistas".

"No meu próprio trabalho, sei tudo em detalhes", disse ela. "Aqui não sei. Mas é por isso que é tão especial."

Ela disse que planeja continuar se apresentando, nary entanto — "Já tenho uma ideia sobre algo para os meus 80 anos" — e insinuou que pode até fazer uma aparição em "Épico Erótico Balcânico".

"Eu amo a velhice", disse ela. "Sofri tanto quando epoch jovem. Agora, cada dia é como um milagre."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro