Mesmo treinado para isso, Geo Pasch, que ficou conhecido por transmissões ao vivo jogando GeoGuessr, em que o objetivo é descobrir ruas ao redor do mundo, disse que levou duas horas para chegar ao endereço em que a deputada esteve.
Algumas pessoas suspeitaram que a tarefa era fácil demais: "É só 'printar' a foto e jogar na busca do Google". Mas não é bem assim.
De fato, ferramentas do Google e de inteligência artificial, em geral, podem ajudar a identificar onde um vídeo foi feito, comparando a imagem com arquivos gigantescos do que já foi publicado na internet.
Mas essa comparação requer que o vídeo ou o "frame" (uma cena do vídeo) tenham elementos visuais suficientes.
A dificuldade no vídeo de Zambelli foi que, embora ele tenha sido gravado na rua, o enquadramento não incluía quase nada da paisagem. Na imagem feita com o celular em pé e com o rosto da deputada em primeiro plano, não tinha quase nada além de dois prédios e algumas árvores ao fundo.
Em teste feito pelo g1, o Google Lens, serviço que usa inteligência artificial para reconhecer imagens, não conseguiu identificar o local a partir do vídeo.
Na primeira tentativa, o serviço disse que "resultados sobre pessoas são limitados", uma restrição para proteger a privacidade de terceiros.
Em outra, com a imagem restrita aos prédios, mostrou outros edifícios semelhantes em diferentes partes do mundo.
Eles tinham uma estrutura parecida, mas não eram exatamente iguais – alguns tinham cores diferentes.
A mesma coisa aconteceu com o ChatGPT. O assistente descreveu o prédio, mas disse que a "arquitetura é genérica" e "não é possível determinar com precisão onde essa foto foi tirada".
Depois que o youtuber Geo Pasch descobriu a coordenada geográfica e a divulgou, foi possível pegar no Google Earth uma imagem com enquadramento mais aberto do local.
E aí ficou fácil para o Lens confirmar que o youtuber estava certo. Nesse caso, o buscador mostrou sites que já tinham publicado fotos dos mesmos prédios.
🔎 Mas como o youtuber chegou lá? Ele também contou com o Google Earth, mas partiu de pistas que percebeu graças ao olhar treinado por quatro anos jogando GeoGuessr:
- a placa de um carro que aparece no vídeo indica um padrão adotado nos EUA;
- as palmeiras na rua sugeriam uma cidade litorânea, especificamente a região de Miami;
- os prédios ao fundo tinham formatos diferentes, sendo um maior, com grandes sacadas, e um menor, com formato semelhante à letra K.
Ainda foi preciso inverter o vídeo, que estava "espelhado", para ter a visualização real dos edifícios. Só então, o youtuber recorreu Google Earth para "passear" pela costa da Flórida.
"Como eu sabia que seria na Flórida, e perto da costa, eu fui pelo Google Earth até o prédio mais ao Norte da região de Miami e fui descendo até o Sul. Em Fort Lauderdale, eu finalmente encontrei os prédios em questão", explicou.

Como um youtuber descobriu a localização de Carla Zambelli nos EUA
"Já me ocorreram desafios em que a chance de encontrar era praticamente zero. Mas, nesse caso, sinto que as chances eram até que bem altas, mesmo que demorasse um pouquinho", contou Geo Pasch.
Serviços focados em localização de fotos
Há mais alternativas com IA que foram criadas especificamente para ajudar a descobrir a localização de pessoas a partir de fotos. Entre elas, estão o FindPicLocation, que é pago, e GeoSpy, exclusivo para governos e polícias.
O FindPicLocation descreve elementos da foto e apresenta cerca de dez lugares em que ela pode ter sido feita. Em seguida, é possível buscar cada local em um mapa interativo.
Na primeira busca do g1, a ferramenta indicou um endereço em Fort Lauderdale a menos de 7 km do local em que a deputada gravou o vídeo. Em outra, errou ao sugerir que a gravação tinha sido feita na Califórnia, no outro lado dos EUA.
O GeoSpy, por sua vez, foi treinado a partir de imagens feitas em vários países para aprender a analisar elementos como a geografia e a arquitetura do local. A Graylark, empresa que criou a ferramenta, diz ter ajudado a resolver mais de 1.000 crimes ao redor do mundo.

Youtuber descobriu localização de Carla Zambelli nos EUA a partir de um vídeo

Jovem viraliza com raciocínio rápido em jogo de adivinhar localização de mapas

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
5 meses atrás
33
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/2/I/SIZ9ZmQcqyc1LfBxhFQw/uber-ifood.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/y/i/hA2kGoS1OXDZkr3di9ag/imagem-do-whatsapp-de-2025-11-12-a-s-10.55.17-ff22444b-1-.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/j/7/BsUMn8SfSRAtcAW52tcg/aplicativo-golpe.jpeg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro