1 ano atrás 80

Echo Show 15: 'Alexa' com tela enorme está em oferta na Black Friday

Alto-falante ou quase uma TV?

O Echo Show 15 inaugurou uma nova categoria de produtos da Amazon: é um "smart display" (tela inteligente), e não um "smart speaker" (alto-falante inteligente), como os outros Echo.

À primeira vista, parece um painel de informações com tela sensível ao toque, como aqueles de totens em museus e shoppings.

Echo Show 15 na orientação retrato Echo Show 15 na orientação retrato Imagem: Marcella Duarte

Pensado para facilitar a vida das famílias, apresenta uma interface com widgets que permitem deixar recados, incluir itens à lista de compras, adicionar tarefas, ver os calendários compartilhados ou individuais, e também controlar dispositivos compatíveis de casa inteligente a partir de um único lugar.

Ele pode ser posicionado na vertical ou na horizontal — nesse modo lembra um quadro. Uma moldura preta e um contorno branco reforçam esse visual, e é possível até comprar um acabamento de madeira para sobrepor. Recomenda-se que o dispositivo seja instalado na parede, usando o suporte incluso (como aqueles de televisão, fixado com quatro parafusos e buchas).

Continua após a publicidade

Quem preferir deixá-lo em cima de um móvel ou balcão deve adquirir um pedestal, vendido separadamente.

Dá para usar como?

Um quadro de avisos, um porta-retratos, um relógio, uma televisão, um controlador de dispositivos de casa inteligente: esses são alguns dos papeis que o Echo Show 15 desempenha.

Ele tem o sistema do Fire TV embutido, ou seja, dá para assistir seus conteúdos favoritos da Netflix, YouTube, Prime Video, Globoplay, Disney+, Star+ e outros serviços de streaming. Um controle remoto por voz com Alexa, incluso, permite navegar pelo conteúdo mesmo estando longe do dispositivo.

Já a tela inicial pode ser customizada com os widgets mais úteis para a família, como previsão do tempo, comandos de luzes, músicas, agenda e o novo " Sticky Notes" ("post its" que você pode deixar para si mesmo e para outros).

Continua após a publicidade

E é aqui que está seu trunfo: a possibilidade de personalização do conteúdo que é exibido de acordo com quem está olhando para ele. Basta configurar o perfil de cada morador da casa e cadastrar o rosto (como é feito para a tela de desbloqueio de celulares) para ser reconhecido quando passar.

Assim, há uma tela geral, com as informações compartilhadas da casa, e uma específica para cada pessoa, com sua agenda pessoal, seus lembretes, suas preferências musicais.

A ideia é que você passe por ele e pare, em pé, para ver sua página personalizada e controlar o que desejar, com toques na tela. Pedidos podem ser feitos por voz, de qualquer lugar que a assistente virtual consiga de ouvir, como:

  • "Alexa, deixe uma nota para meu irmão levar o cachorro para passear"
  • "Alexa, avise todos sobre o jantar no domingo"
  • "Alexa, mostre minha lista de compras"
  • "Alexa, apague a luz do quarto"
  • "Alexa, abra a Netflix"
Echo Show 15 na orientação paisagem Echo Show 15 na orientação paisagem Imagem: Marcella Duarte

Vídeo e tela

Com um display deste tamanho, claro que a experiência de vídeo é um diferencial do Echo Show 15. Ao contrário dos outros dispositivos da linha, seu foco é a tela, e não o áudio.

Continua após a publicidade

Quando está em orientação paisagem (horizontal), reproduz em imagens em 1080p Full HD.

Já o áudio é estéreo e satisfatório para assistir a um vídeo ou colocar música ambiente. Mas não tem aquela potência para, por exemplo, animar uma festa. E é possível conectar fones Bluetooth ao equipamento, caso não queira incomodar a casa enquanto assiste algum vídeo ou ouve música.

Sua câmera pode ser usada para chamadas de vídeo —funciona entre dispositivos Echo ou smartphones com o aplicativo Alexa—, para monitorar a casa, e até para olhar seus animais de estimação enquanto estiver fora.

A tela do Echo Show 15 acaba, também, sendo um objeto de decoração. É possível definir as imagens de descanso no painel —há opções pré-definidas e você pode usar suas próprias fotos, como um porta-retratos digital.

Mas preste atenção ao escolher o local de instalação —como o vidro é bem reflexivo, luzes podem atrapalhar a visualização. Recomendo colocar próximo à porta de entrada da casa, para acesso de toda família, ou até na cozinha. Imagina que legal ir olhando uma receita (as skills do Cookpad e do Panelinha são bem interessantes) ou até ver um episódio de um seriado enquanto cozinha.

Diversas possibilidades de uso do Echo Show 15 Diversas possibilidades de uso do Echo Show 15 Imagem: Marcella Duarte

Continua após a publicidade

Vale a pena?

O aparelho não é barato, mas não há nenhum produto parecido com o Echo Show 15 nos concorrentes —que trabalham mais com alto-falantes.

Ele é interessante para funcionar como "coração digital da casa", em que pode ser integrado a vários dispositivos, como outros Echo, lâmpadas inteligentes e eletrodomésticos compatíveis com a Alexa. A interface da tela é bem intuitiva e os comandos por voz dificilmente falham.

Se você tem uma família, e quer deixar a rotina mais digital, o Echo Show 15 pode ser um bom investimento.

Agora, para quem mora sozinho ou para um casal jovem, talvez prefira o Echo Show 10 (com tela giratória que te segue e um grande alto-falante) ou o Echo Studio (com áudio super potente), que custam um valor parecido e também estão em oferta.

Continua após a publicidade
Imagem
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro