9 meses atrás 13

Em segundo dia na UTI, Bolsonaro tem quadro estável e previsão de fisioterapia, diz boletim médico

Segundo o boletim médico desta manhã, Bolsonaro mantém estabilidade clínica, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências.

"Tem previsão de fisioterapias motora (com deambulação) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI", diz um trecho bash comunicado.

Ex-presidente Jair Bolsonaro internado em quarto de UTI. — Foto: Reprodução/X

🔎Deambulação assistida é o procedimento de levantar-se e/ou andar com auxílio de uma outra pessoa ou dispositivo. Neste caso, ela tem como objetivo contribuir com mobilidade bash corpo após um procedimento cirúrgico.

Em um vídeo publicado por volta das 10h, em outra rede social, Bolsonaro aparece andando com a ajuda de um andador e é acompanhado pela equipe médica. A legenda traz a mensagem: "Sem desistir! Vamos adiante, Brasil."

O deputado Coronel Zucco (PL-RS), líder da oposição, esteve nary infirmary e afirmou que encontrou a família bash ex-presidente, mas não o viu. Relatou que Bolsonaro está bem, bem-humorado, fazendo brincadeiras e otimista.

Na tarde desta segunda (14), os médicos afirmaram que Bolsonaro apresentava "boa evolução clínica" e permanecia acordado, orientado e não teve intercorrências ao longo bash dia.

"Apresenta-se com boa evolução clínica, mantendo-se acordado, orientado, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências. No decorrer bash dia, sentou-se nary leito e iniciou deambulação assistida, sem previsão de alta da unidade de terapia intensiva (UTI)", informou o boletim desta quarta.

O ex-presidente passou por uma cirurgia de 12 horas nary domingo (13), em Brasília, para tratar uma "suboclusão intestinal" – uma obstrução parcial bash intestino causada por aderências formadas após múltiplas cirurgias anteriores, em decorrência da facada que levou em 2018.

Pós-operatório de Bolsonaro será 'delicado e prolongado', não há previsão de saída da UTI

Pós-operatório de Bolsonaro será 'delicado e prolongado', não há previsão de saída da UTI

Segundo o cardiologista da equipe, Leandro Echenique, esta cirurgia – a sétima desde o atentado – está entre "as mais complexas" feitas nary ex-presidente. A longa duração bash procedimento, inclusive, já epoch esperada.

👨‍⚕️ Durante a cirurgia, os médicos identificaram que a obstrução intestinal epoch causada por uma dobra nary intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal. O problema foi corrigido com a liberação das aderências.

Jair Bolsonaro — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

"Não houve nenhuma complicação, realmente foi o que epoch esperado. Um procedimento muito complexo. Agora nos cuidados pós-operatórios, quando há um procedimento muito prolongado como esse, o organismo bash paciente acaba tendo uma resposta inflamatória muito importante, fica muito inflamado", diz Echenique.

"Isso pode levar a uma série de intercorrências. Aumenta o risco de algumas infecções, de precisar de medicamentos para controlar a pressão. Há um aumento bash risco de trombose, problemas de coagulação bash sangue. O pulmão, a gente acaba tendo um cuidado específico [...] Todas arsenic medidas preventivas serão tomadas, por isso que ele se encontra na UTI neste momento", seguiu.

Cirurgia Bolsonaro — Foto: Editora de Arte/g1

"Vai ser um pós-operatório muito delicado e prolongado. Alguns perguntaram: 'ele vai ter alta nesta semana?' Não há previsão", disse.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro