Em cima da estrela estava escrito “Nunca Mais”. O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, afirmou que a estrela é um símbolo de orgulho e uma forma de lembrar que eles juraram se defender, e que o antissemitismo e o ódio aos judeus estão crescendo pelo mundo.
Os diplomatas israelenses foram com as estrelas para o encontro do Conselho de Segurança da ONU.
Nesta terça-feira, Dani Dayan, presidente do Centro para a Memória do Holocausto de Israel, criticou o uso da estrela amarela nessas circunstâncias. “O emblema amarelo simboliza o desamparo do povo judeu, e hoje temos um país independente e um exército forte, somos mestres do nosso próprio destino. Hoje, deveríamos colocar um botton de bandeira branca na lapela, não um emblema amarelo”, afirmou ele.
Durante o regime nazista na Alemanha e nos países ocupados durante a Segunda Guerra Mundial, os judeus eram obrigados a usar uma estrela amarela na roupa para serem identificados.
Essa era uma maneira de perseguir os judeus que viviam na Europa. Durante o Holocausto, 6 milhões de judeus foram assassinados pelos nazistas.
No último dia 7 de outubro, 1.400 pessoas foram assassinadas em Israel. Foi a maior matança de judeus em um único dia desde o genocídio cometido pelos nazistas.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro