3 horas atrás 1

"Empregos, empregos, empregos" é mantra da IA e temores ficam em 2º plano em Davos

"O setor de energia elétrica está criando empregos. O setor de ‍chips está criando empregos. A camada de infraestrutura está ⁠criando empregos", disse o presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang, na reunião realizada no resort montanhoso suíço. "Empregos, empregos, empregos", acrescentou Huang.

No entanto, o ceticismo em relação à ⁠IA permaneceu abaixo da superfície.

Delegados discutiram no evento como os ​chatbots podem levar os consumidores à psicose e ao suicídio, enquanto os líderes sindicais questionam o custo dos recentes ganhos tecnológicos.

"A IA está sendo vendida como uma ferramenta de produtividade, ‌o que geralmente significa fazer mais com menos trabalhadores", disse Christy Hoffman, secretária geral da UNI Global Union, com 20 milhões de membros.

Matthew Prince, presidente-executivo da empresa de segurança na internet Cloudflare, disse durante uma entrevista à Reuters em Davos que a IA pode se tornar tão dominante no futuro que as pequenas empresas serão evisceradas enquanto agentes autônomos lidam com solicitações de compras dos consumidores.

"Você pode realmente começar a automatizar tarefas e processos de negócios", disse Rob Thomas, diretor ‌comercial da IBM.

Continua após a publicidade

No entanto, a PwC disse que apenas um em cada oito presidentes de empresas pesquisados recentemente acredita que a IA está reduzindo os custos e gerando receita. E ainda há dúvidas sobre qual modelo de negócios pode compensar as enormes despesas do investimento em IA.

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS ‍ESTÁVEL

Rob Goldstein, diretor de operações da BlackRock, disse em uma mesa redonda com a mídia que a maior gestora de ativos do mundo havia garantido quase US$700 bilhões em ⁠novos ativos líquidos de clientes no ano passado, vendo a IA como um meio para a expansão dos negócios e não para a redução da força de ‌trabalho.

"Estamos muito concentrados em manter nosso quadro de funcionários estável à medida que continuamos a crescer", disse Goldstein.

Enquanto isso, a Amazon.com está planejando uma segunda rodada de demissões na próxima semana, como parte de uma meta mais ampla de redução de cerca de 30 mil empregos corporativos, segundo ‍duas fontes familiarizadas com o ⁠assunto disseram anteriormente à Reuters.

Parte do motivo pelo qual a ansiedade em relação aos empregos persiste, apesar das garantias das empresas, é o fato de os trabalhadores terem pouca participação na implementação da IA, disse Luc Triangle, secretário geral da Confederação Sindical Internacional. Nessas condições, os trabalhadores veem a IA "como uma ameaça", disse ele.

Continua após a publicidade

Para o filantropo bilionário e cofundador da Microsoft, Bill Gates, o mundo precisa "se preparar para as oportunidades e interrupções que a IA trará".

"Sua economia se torna mais produtiva", disse Gates à Reuters. "Isso normalmente é uma coisa boa...Certamente há problemas, mas são todos problemas solucionáveis", acrescentou Gates.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro