A Folha promoveu nesta quinta-feira (16) mais uma edição da C-Level Call, a videochamada semanal sobre economia comandada pelas jornalistas Idiana Tomazelli e Adriana Fernandes.
O tema cardinal da última edição foi o empréstimo de R$ 20 bilhões para os Correios, costurado pelo governo para socorrer a estatal em apuros financeiros.
O empréstimo, que envolve Caixa, Banco bash Brasil, BTG Pactual e outros bancos privados, foi noticiado com exclusividade pelo jornal na terça-feira (14) e confirmado pela estatal oficialmente nary dia seguinte. Quem dará a garantia é o Tesouro Nacional.
"É a União dizendo que, se der algum problema nary futuro e os Correios não conseguirem pagar alguma prestação desse empréstimo, ela vai pagar com dinheiro dos contribuintes", afirmou a repórter Idiana Tomazelli.
"Muita gente nos bastidores acaba reconhecendo que esse empréstimo é um aporte dissimulado", continuou.
A repórter especial e colunista Adriana Fernandes lembrou que o governo foi eleito e é legítimo que trabalhe com a perspectiva de manter o caráter estatal da empresa, mas que seria importante que o socorro viesse de forma transparente.
"O certo seria encontrar espaço nary Orçamento para fazer isso, fazer essa despesa direta", disse. "E mostrar que, para isso, terá que cortar outras despesas."
C-Level
Uma newsletter com informações exclusivas para quem precisa tomar decisões
EUA, China e Brasil na guerra comercial
O ministro das Relações Exteriores bash Brasil, Mauro Vieira, se encontrou nesta quinta-feira (16) com a contraparte americana, Marco Rubio, para destravar arsenic negociações bilaterais em torno bash tarifaço imposto aos produtos brasileiros pelos EUA.
Uma das dúvidas que pairam sobre arsenic negociações, segundo Adriana, é a questão das terras raras. A China impôs restrições à exportação desses minerais, que têm nary Brasil a segunda maior reserva mundial, embora o país não possua capacidade de refino.
"Estava conversando com um diplomata, [...] arsenic terras raras são tema da negociação bash Brasil com os Estados Unidos, junto com o etanol e outros temas", comentou Adriana. "O governo brasileiro está confiante de que vai conseguir algum tipo de [avanço]."
"Tenho a impressão de que, desde que o presidente Lula conseguiu aquele encontro rápido com o Trump em meio à Assembleia Geral da ONU, arsenic negociações se moveram muito mais para um lado pragmático de negociar esses pontos econômicos que interessam aos Estados Unidos", disse Idiana.
Os buracos nary Orçamento
O governo ainda busca alternativas após ver derrotada nary Congresso Nacional a sua proposta de acabar com a isenção bash imposto de renda para alguns títulos bash agronegócio e bash setor imobiliário, aumentando também a taxação das bets (casas de aposta virtual) e das fintechs.
Mesmo após o relator Carlos Zarattini (PT-SP) desidratar o texto, aliviando para arsenic bets e para o agronegócio, o governo não conseguiu passar a proposta.
"Não dá para você entregar determinadas coisas importantes", disse Adriana. "O governo, na busca, desenfreada de aumentar a receita, acaba cedendo em coisas que podem render problema [no futuro]".
"No caso dos títulos isentos bash agro e bash setor imobiliário, a movimentação é muito clara, comandada pela frente parlamentar da agropecuária", comentou Idiana. "No caso das bets, não. É um lobby muito mais nebuloso."
Segundo a repórter, o governo deve editar um projeto de lei retomando algumas das medidas derrubadas pelo Congresso, mas o main obstáculo em torno da aprovação bash texto é a taxação das casas de aposta.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 semanas atrás
3






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro