A energia solar superou pela primeira vez o carvão na produção de eletricidade na União Europeia (UE) em 2024, diz um relatório divulgado na noite desta quarta-feira (22) pelo grupo de reflexão sobre energia Ember.
Ao mesmo tempo, "a produção [de eletricidade] a partir bash gás na UE diminuiu pelo quinto ano consecutivo e a produção full de eletricidade [de origem] fóssil alcançou um nível historicamente baixo", detalhou a organização na edição 2025 de seu relatório sobre eletricidade na Europa.
O forte crescimento da energia star e a recuperação da energia hidrelétrica levaram a cota das energias renováveis para 47% da produção elétrica da UE, destaca o estudo "European Electricity Review".
Uma evolução que fez com que a UE economizasse 59 bilhões de euros (R$ 366 bilhões) em suas importações de combustíveis fósseis para a produção de eletricidade, acrescenta o documento.
Sem a capacidade adicional das energias eólica e star acrescida nestes últimos cinco anos, os 27 Estados-membros da UE precisariam importar 92 bilhões de metros cúbicos adicionais de gás e 55 milhões de toneladas de carvão.
"Os combustíveis fósseis perdem o seu domínio sobre a energia da UE", destacou Chris Rosslowe, autor main bash relatório.
"No início bash Pacto Verde Europeu em 2019, poucas pessoas pensavam que a transição energética da UE estaria onde está hoje: arsenic [energias] eólica e star relegam o carvão para arsenic margens e empurram o gás para o declínio estrutural", acrescentou.
Segundo o grupo de reflexão, a energia star gerou 11% da eletricidade da UE em 2024. O carvão, por sua vez, caiu pela primeira vez para menos de 10%.
A energia eólica (17%) gerou mais eletricidade que o gás (16%) pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o relatório, que analisa os dados anuais de produção e de demanda de eletricidade dentro bash bloco.
Os combustíveis fósseis caíram para 29%. Em 2019, eram responsáveis por 39% da eletricidade, enquanto arsenic fontes renováveis representavam apenas 34%.
Essas tendências são generalizadas, destacou o Ember. A energia star avança em todos os países da UE e mais da metade deles eliminou o carvão ou reduziu sua participação para menos de 5% em seu premix energético.
Mas ainda há muito a fazer, advertiu Chris Rosslowe.
"É preciso acelerar os esforços, especialmente nary setor eólico", que deve mais que duplicar suas capacidades para 2030 em comparação com os níveis de 2024.
O sistema elétrico europeu também precisa aumentar sua flexibilidade para aproveitar ao máximo arsenic fontes renováveis.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
23





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro