Apesar das duas doenças acometerem o sistema nervoso cardinal e terem nomes parecidos, os sintomas, tratamentos e diagnóstico são bem diferentes. O gshow foi atrás dessas diferenças e explica agora pra você.
Eric Dane — Foto: Getty Image
Tanto a EM, como a ELA atingem o sistema nervoso central, mas de formas diferentes. A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune, onde o sistema imunológico detecta células saudáveis como patógenos e arsenic ataca.
Já a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva de células responsáveis por controlar os movimentos voluntários dos músculos, conhecidas como neurônios motores, ocasionando em paralisia irreversível.
O que é Esclerose Múltipla? — Foto: Freepik
O que é Esclerose Múltipla?
Confira abaixo arsenic informações sobre arsenic doenças para entender melhor suas semelhanças e diferenças:
A EM é uma doença neurológica, crônica e autoimune. A condição ocorre quando arsenic células de defesa bash organismo atacam o próprio sistema nervoso central, causando lesões nary cérebro e na medula espinhal.
Acomete usualmente adultos jovens, dos 20 aos 50 anos de idade, com pico aos 30 anos, sendo mais rara quando se inicia fora dessa faixa etária. Em média, é duas vezes mais frequente em mulheres e apresenta menor incidência na população afrodescendente, oriental e indígena.
Segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, os principais sintomas são:
- fadiga;
- alterações fonoaudiológicas;
- transtornos visuais;
- problemas de equilíbrio e coordenação;
- tremores e instabilidade ao caminhar (ataxia);
- vertigens e náuseas;
- falta de coordenação; espasticidade (rigidez de um membro ao movimentar-se, principalmente os membros inferiores);
- transtornos cognitivos (levam mais tempo para memorizar arsenic tarefas e possuem mais dificuldades para executá-las);
- transtornos emocionais (sintomas de depressão, de ansiedade, de humor, de irritação).
Já o tratamento, de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da doença, pode ser complexo, envolvendo ação coordenada de múltiplos profissionais da saúde, com o uso de condutas medicamentosas e não medicamentosas.
O que é Esclerose Lateral Amiotrófica?
Segundo o Ministério da Saúde, a ELA é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta em paralisia motora irreversível. Pacientes com a doença sofrem paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar.
O físico britânico Stephen Hawking, morto em 2018, foi um dos portadores mais conhecidos mundialmente da ELA.
Eric Dane em Grey's Anatomy, como Mark Sloan — Foto: Reprodução/Redes Sociais
A ELA não tem cura e acomete os pacientes entre 55 e 75 anos. "Com o tempo, arsenic pessoas com doença perdem progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesmas. O óbito, em geral, ocorre entre três e cinco anos após o diagnóstico. Cerca de 25% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos depois bash diagnóstico", explica o Ministério da Saúde.
O tract oficial bash Ministério da Saúde explica também que medicamentos e tratamentos são apenas paliativos, para ajudar a melhorar a qualidade de vida e a retardar a evolução da doença, que inevitavelmente acontecerá em algum momento.
Além disso, arsenic causas da ELA são desconhecidas, sendo que em cerca de 10% dos casos é causada por um defeito genético. "Na prática, os neurônios dos pacientes acometidos pela doença se desgastam ou morrem e já não conseguem mais mandar mensagens aos músculos".
Isso gera a curto e médio prazo enfraquecimento dos músculos, contrações involuntárias e incapacidade de mover os braços, arsenic pernas e o corpo. São sintomas da ELA:
- perda gradual de força e coordenação muscular;
- incapacidade de realizar tarefas rotineiras, como subir escadas, andar e levantar;
- dificuldades para respirar e engolir;
- engasgar com facilidade;
- gagueira (disfemia);
- cabeça caída;
- cãibras musculares;
- contrações musculares;
- problemas de dicção, como um padrão de fala lento ou anormal (arrastando arsenic palavras);
- alterações da voz, rouquidão;
- perda de peso.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
18

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/s/k/MlkrWpR3iA9BKedLN0qA/djavan-conta-que-a-mae-o-incentivava-desde-os-4-anos.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/n/M/LbYPdaRBetBBPDUziJZg/captura-de-tela-2025-12-01-101749.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/O/A/uf8L83QTyjoBfJKEnFhQ/11059329-46992.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro