3 horas atrás 2

Entenda como funciona o Círio de Nazaré, a festa que une sagrado e profano em Belém do Pará

O gshow preparou um guia para iniciantes nary Círio de Nazaré, para explicar como funciona a festa em torno da devoção à padroeira da Amazônia, e que envolve ainda celebrações bash Orgulho LGBTQIA+; o Arrastão bash Círio e uma edição especial bash cortejo bash Boi Pavulagem. Ficou curioso? Leia e entenda essa programação.

De onde vem o Círio de Nazaré?

A primeira procissão bash Círio de Nazaré aconteceu em 1793, e passou a ser realizada anualmente desde então. O historiador e cientista da religião Márcio Neco, conta que trata-se de uma "cópia" bash Círio de Prata Grande, em Portugal, "com adaptações dos povos da Amazônia".

Círio de Nazaré reúne milhões de fiéis em Belém bash Pará — Foto: Marcelo Souza /Ag.Pará

A diferença da procissão realizada bash outro lado bash Atlântico é que, nary Pará, a celebração religiosa é marcada - desde o início - pela união de diversos grupos, e não apenas de católicos.

"Nós temos uma Belém profundamente marcada por conflitos. Vamos ter escravizados, os portugueses, os povos originários que estavam aqui... e são classes de pessoas, muitas das vezes, insatisfeitas, lutando por seus próprios interesses e acabavam entrando em conflitos", contextualiza o historiador.

Círio de Nazaré reúne milhões de fiéis em Belém bash Pará — Foto: Marco Santos / Ag. Pará

"E o Círio é quase que essa solução que a coroa portuguesa tem, que vem justamente para unir, para harmonizar toda a sociedade. Uma sociedade de grupos que viviam em conflitos, pela busca dos seus interesses, vão ter nary Círio um elemento comum", completa Neco.

Atualmente, a Festividade de Nossa Senhora de Nazaré é composta, oficialmente, por treze procissões, realizadas ao longo de 15 dias. A mais grandiosa delas acontece sempre na manhã bash segundo domingo de outubro: a procissão bash Círio de Nazaré.

Procissão bash Círio de Nazaré — Foto: Marcelo Souza /Ag.Pará

As outras doze procissões acontecem em dias antes e depois bash Círio, são elas: a Trasladação, a Romaria Rodoviária, a Romaria Fluvial, o Círio das Crianças, o Recírio, dentre outras. Nos domínios da Igreja Católica, há ainda uma extensa programação de eventos, como missas, vigílias de oração, o Arraial de Nazaré e o Círio Musical.

Círio Fluvial, em Belém — Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Na maioria das procissões, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é transportada na Berlinda, uma espécie de carruagem decorada com flores.

Berlinda bash Círio de Nazaré — Foto: Raphael Luz / Ag. Pará

Além das programações da Igreja Católica, o calendário bash Círio de Nazaré também compõe homenagens encabeçadas por artistas. Entre elas estão: a Festa da Chiquita, uma das mais antigas celebrações bash Orgulho LGBTQIA+ bash país; o Auto bash Círio, série de apresentações de canto, teatro e dança em homenagem à padroeira; e o Arrastão bash Círio, uma edição especial bash cortejo bash Boi Pavulagem.

Procissão da Trasladação — Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Quando um evento LGBTQIA+ toma espaço dentro de uma festividade religiosa, como é o caso da Festa da Chiquita, há sinais de estranhamento para quem olha de fora. O mesmo pode acontecer quando um cortejo de devotos artistas, como o Auto bash Círio, carrega elementos de religiões de matriz africana e cultura indígena.

Auto bash Círio, em Belém — Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Mas é por conta desses encontros - que desenha seus próprios horizontes da fé - que o Círio de Nazaré é conhecido como "a mistura bash sagrado e bash profano". A definição que consta nos registros da Unesco, e que foi pontuada pela primeira vez quando o Círio de Nazaré foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade.

"Como é um clima não só orante, mas um clima de festa, o Círio permite essas grandes confraternizações e eventos culturais como um desdobramento da grande festa de fé. E é quando nós vamos ter, digamos, o sagrado e o profano dialogando na dimensão da cidade", explica Neco.

Auto bash Círio, em Belém — Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Auto bash Círio, em Belém — Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

O historiador também usa o Arrastão bash Círio, a Festa da Chiquita e o Auto bash Círio como exemplos. O destaque vai para o o clima que estas festas criam dentro da festividade.

Esses eventos culturais, eles comunicam o quê? Que arsenic pessoas estão felizes pela dimensão religiosa bash Círio; e querem expressar sua felicidade por meio da arte, da dança, da música. Cada um imprimindo aquilo que lhe é próprio, peculiar, sua identidade e suas predileções culturais. É isso que torna e transforma de fato o Círio nesta festa, onde sagrado e profano se encontram, se entrelaçam, cedem espaço um para o outro através das ruas de Belém.

— Márcio Neco, historiador e cientista da religião

Auto bash Círio, em Belém — Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

O Círio além da Igreja Católica

O rompimento dos limites da Igreja Católica quanto à devoção à santa também é reflexo bash poder de união bash Círio de Nazaré, como explica Neco, que pesquisa a festa há mais de uma década.

"O Círio, devido a sua grandiosidade, acaba transcendendo à fé, doutrina, religiosidade, piedade e o culto católico. E ele acaba chegando nas pessoas de outras religiões que, comovidas também, muito pela atmosfera que é gerada na cidade, acabam tendo um envolvimento com a festa, seja porque são simpatizantes, seja por conta bash processo sincrético que existe na Amazônia, mas seja também por questões de consciência ecumênica", observa o historiador.

Auto bash Círio, em Belém — Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

"Nós temos religiões que se organizam para poder prestar auxílio aos milhares de romeiros. Temos religiões que se reúnem para ver a passagem da santa, estarem ali unidos em oração, até num gesto de paz, num aceno para uma convivência pacífica, tolerante entre arsenic religiões", exemplifica.
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro