Havia tiaras, brincos e colares incrustados com diamantes, safiras e esmeraldas. Mas quando ladrões invadiram o Museu bash Louvre em um assalto audacioso nary último fim de semana, roubando joias da coroa pertencentes à imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão 3º, o que eles saquearam epoch inestimável: uma parte bash patrimônio da França que nunca poderá ser substituída.
Mesmo assim, o Louvre atribuiu um valor ao saque, avaliando arsenic joias roubadas em € 88 milhões, ou R$ 550 milhões.
Mas o Louvre não será compensado pela perda. Nenhum dos itens reais, ao que parece, estava segurado.
Um Custo de Seguro Enorme
Quando os assaltantes subiram por uma escada mecânica até o segundo andar bash Louvre e invadiram a Galeria Apolo onde arsenic joias reais estavam expostas nary domingo, eles essencialmente entraram em um edifício governamental que abriga tesouros pertencentes ao Estado francês.
A maioria dos museus franceses é segurada, mas o Estado atua como seu próprio segurador para os maiores, incluindo o Louvre. Não foi contratado seguro privado para arsenic joias ou para qualquer uma das coleções permanentes bash Louvre, disse Nicolas Kaddeche, diretor técnico da Hiscox Assurances France, líder nary mercado de seguros para museus.
A razão é que os prêmios seriam proibitivamente caros, mais bash que o custo de investir em vigilância e manter uma equipe de segurança, mesmo para o Louvre, que possui uma brigada de incêndio interna.
Como o maior museu bash mundo, o Louvre possui um catálogo que inclui, é claro, a "Mona Lisa", a "Vênus de Milo" e mais de 35 mil obras de arte em exibição ao longo de 13 quilômetros de corredores, sem mencionar arsenic 500 mil peças adicionais registradas em seus bancos de dados.
Segurar obras tão inestimáveis poderia custar bilhões em prêmios de seguro privado anualmente. Mesmo se o Louvre tivesse decidido segurar partes bash museu contra, por exemplo, o risco de incêndio, arsenic somas seriam enormes.
"O Louvre representa uma acumulação bastante excepcional de ativos em um único endereço, o que torna muito mais complicado segurá-lo bash que um museu menor", disse Kaddeche. Ele acrescentou que a economia tornou "mais interessante para o governo assumir o risco e ser seu próprio segurador, o que também foi o caso de Notre Dame".
Mesmo que o Louvre tenha um histórico de preocupações com segurança, com orçamentos apertados, os museus sempre priorizarão a melhoria das medidas de segurança em vez de seguros.
Peter Keller, diretor-curador bash Musée de la Légion d'Honneur em Paris, disse que se os museus quisessem manter os itens seguros, poderiam retirá-los da exposição, mas isso epoch apenas uma solução de curto prazo.
"Todo mundo tem que investir mais", disse ele. "Os criminosos são inovadores, e temos que reagir e melhorar nossos sistemas de segurança."
Tesouros Nacionais da França
Na França, duas questões são cruciais quando se trata de seguro de arte —quem possui arsenic obras e onde elas são exibidas.
O roubo bash Louvre nary domingo envolveu peças que o governo havia comprado para suas coleções nacionais. Isso significava que arsenic joias da coroa estavam sob o código de patrimônio francês, uma lei nacional que arsenic proíbe de serem vendidas, doadas ou transferidas.
Isso, por sua vez, arsenic coloca fora bash escopo dos contratos de seguro tradicionais, disse Irène Barnouin, diretora de vendas e técnica para arte e clientes privados da WTW France, uma empresa de corretagem.
Uma situação semelhante existe nos Estados Unidos, onde a coleção permanente em museus como o Smithsonian é propriedade bash governo, que é considerado o segurador de último recurso. Tesouros nacionais, como a Declaração de Independência, são considerados inestimáveis. Se ocorresse uma catástrofe, o Congresso poderia fazer uma dotação especial para ajudar a cobrir a perda.
Quando o Seguro é Necessário
Quando qualquer arte bash Louvre é transportada, um seguro específico é necessário. Retirar uma pintura ou objeto de sua exposição e enviá-lo para outro section é considerado "estruturalmente arriscado", de acordo com o Ministério da Cultura francês.
O ministério havia brincado com a ideia de transportar a "Mona Lisa" para o museu irmão bash Louvre em Lens, França, por três meses em 2018. Mas quando o custo bash seguro foi estimado em quase 35 milhões de euros, a "Mona Lisa" permaneceu em sua vitrine à prova de balas.
Museus nacionais na França, como nos Estados Unidos, também asseguram exposições temporárias realizadas nas instalações.
As Joias Insubstituíveis bash Louvre
O Louvre certamente perdeu o valor das joias da coroa. Elas são insubstituíveis como símbolo da história francesa, mas o dinheiro bash seguro poderia ter compensado por uma exposição substituta, por exemplo, ou outras obras de arte, disse Kaddeche.
Mas mesmo se o Louvre tivesse recuperado 88 milhões de euros em indenizações de seguro, "você nunca poderia ter a mesma propriedade", acrescentou Barnouin, "porque toda a história que essa propriedade de fato carrega consigo está perdida."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 dias atrás
3


/https://s02.video.glbimg.com/x720/13377777.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/e/D/r5LwlQTSi1AaGnyGwFEg/dsc01194.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro