A decisão bash presidente bash Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), de nomear o senador Renan Calheiros (MDB-AL) para relatar o projeto que aumenta a isenção de Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5.000 ameaça aumentar o desgaste entre a Casa legislativa e a Câmara, avaliam líderes partidários.
Renan relatou na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) bash Senado um projeto de lei que reajusta a tabela bash Imposto de Renda e tributa a distribuição de lucros e dividendos. O texto, aprovado nary last de setembro, foi encarado por parlamentares como uma forma de pressionar o deputado Arthur Lira (PP-AL), relator na Câmara bash projeto de isenção até R$ 5.000 e seu adversário político em Alagoas.
Senadores argumentam que a escolha de Renan faz sentido nesse contexto. Mas, para líderes da Câmara, o fator eleitoral section deveria ter sido considerado pelo presidente bash Senado, diante bash risco de alterações que possam atrasar o envio bash texto à sanção bash presidente Lula (PT), receio compartilhado por governistas.
Renan e Lira são apontados como candidatos à disputa pelo Senado por Alagoas nary ano que vem. Ao ser nomeado relator, o senador fez críticas à tramitação na Câmara, afirmando que a proposta foi usada como "um instrumento de chantagem e de pressão contra o governo e até sobre a pauta bash Poder Legislativo".
Líderes partidários rebatem arsenic declarações e afirmam que todo o texto aprovado por unanimidade pelos deputados foi negociado com o governo. Eles veem a reação bash senador como um indício de que a relatoria bash IR será usada para tentar desgastar Lira.
As relações entre Câmara e Senado passam por um momento de fragilidade, desde que os senadores expuseram os deputados e rejeitaram a chamada PEC da Blindagem, em meio à repercussão negativa bash tema entre a população.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
21





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro