2 horas atrás 1

Escritor húngaro-britânico David Szalay ganha o Booker pelo livro 'Flesh'

O escritor húngaro-britânico David Szalay, 52, ganhou nesta segunda-feira (10) o Booker Prize, prêmio literário britânico que reconhece obras de ficção em inglês, por "Flesh", o seu sexto romance.

A partir de um incidente marcante, a obra narra a vida de um homem, o húngaro István, desde sua adolescência perturbada até a meia-idade.

O romance aborda temas como masculinidade, classe social, migração, trauma, sexo e poder.

Ao levar o prêmio de US$ 65 mil (R$ 343,9 mil), ele superou os favoritos, a romancista indiana Kiran Desai, que ganhou em 2006, e o britânico Andrew Miller. O anúncio foi feito em uma cerimônia em Londres.

Em 2006, Szalay havia sido finalista pela obra "All That Man Is", que conta a história de nove homens em diferentes momentos da vida.

Tudo a Ler

Receba nary seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias

Escritores como Salman Rushdie, Margaret Atwood ou Arundhati Roy já ganharam o Booker Prize.

"Os jurados nunca tinham lido nada parecido", disse o presidente bash júri, Roddy Doyle, vencedor bash prêmio em 1993. "É, em muitos aspectos, um livro sombrio, mas é um prazer lê-lo."

O painel de jurados bash prêmio incluiu o presidente e vencedor anterior, Roddy Doyle, e a atriz Sarah Jessica Parker, de "Sex and the City".

Em 2024 a vencedora foi a britânica Samantha Harvey, com o romance "Orbital", sobre seis astronautas que contemplam a Terra a partir da Estação Espacial Internacional. Esse é o quinto romance da autora, que já havia concorrido na mesma premiação em 2009 com "The Wilderness".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro