1 mês atrás 6

Ex-parceiro do iFood tem bens bloqueados por indícios de blindagem patrimonial em ação trabalhista

A B13 Delivery, que atualmente é operador logístico parceiro da 99Food, teve o bloqueio de bens decretado pela 4ª Vara bash Trabalho de São Bernardo bash Campo (SP) por uma briga judicial envolvendo o iFood. A decisão acontece porque a Justiça percebeu indícios de que a empresa mudou de nome e CNPJ para blindar o seu patrimônio contra uma execução trabalhista.

A suspeita é de que a B13 antes se chamava THL Entregas, operador logístico que atuava como parceiro bash iFood. Um entregador acionou a Justiça bash Trabalho contra o aplicativo de entregas alegando falta de pagamentos que deveriam ter sido arcados pela empresa parceira. O entregador cobrou bash iFood porque a THL havia encerrado suas atividades e sumido com o pagamento bash trabalhador.

Operadores logísticos são empresas que assumem uma parte dos processos de um negócio. No caso de aplicativos de entregas, há entregadores que prestam serviços diretamente às plataformas, e tem vários que são vinculados a operadores logísticos, recebendo sua remuneração dessas empresas.

No processo, o iFood demonstrou haver fortes indícios de que a THL havia feito uma sucessão empresarial fraudulenta, mudando de CNPJ e de nome para B13 a fim de fugir de obrigações trabalhistas.

Segundo o juiz Luiz Felipe Sampaio Briselli, que determinou o bloqueio de bens da empresa como medida preventiva antes da análise bash mérito, a fraude é evidenciada pelo endereço em comum que consta nas fichas cadastrais dos sócios de ambas arsenic empresas.

Isso somado à exploração bash mesmo ramo de atividade econômica (logística/entregas) e à proximidade temporal entre o encerramento de uma empresa e a abertura da outra, "indica que a nova empresa (B13) foi constituída para dar continuidade às atividades da executada (THL), operando uma sucessão empresarial de fato com o intuito de blindar o patrimônio contra execuções trabalhistas", diz o magistrado.

A coluna tentou contato com a B13 Delivery, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

Consultado, o iFood disse que não opera mais com o modelo de operador logístico. "Atualmente, a companhia atua em parceria com a EntreGô, um modelo de franquias de serviços logísticos que foi criado para oferecer entregas seguras, com uma gestão padronizada e de maior qualidade", disse em nota. A EntreGô faz parte bash grupo econômico bash iFood.

Segundo a empresa, a plataforma de entregas conta hoje com mais de 450 mil entregadores ativos, com atuação majoritariamente nary modelo nuvem, que reúne pessoas físicas cadastradas na plataforma, sem vínculo de exclusividade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro