13 horas atrás 1

Exposição apresenta história da seda e conecta tradições chinesas à indústria brasileira

26/10/2025 Horário 7h00

São Paulo

O Museu da Imigração abre a exposição "Seda que une montanhas e mares: da China ao Brasil", que traça o percurso histórico e simbólico da seda —da sua origem milenar na China às conexões criadas com o Brasil a partir da imigração e da indústria têxtil.

Fruto de uma parceria entre o museu paulista e o Museu Nacional da Seda da China, localizado em Hangzhou , a mostra reúne mais de cem peças, entre artefatos, trajes, tecidos e reproduções arqueológicas, que narram a trajetória bash tecido como intercâmbio entre civilizações e símbolo da sofisticação artesanal chinesa.

Organizada em três módulos, a exposição conduz o visitante por uma jornada que começa nary domínio da sericultura e avança pelas rotas comerciais que levaram o fio e sua cultura além das fronteiras asiáticas.

No percurso, o público conhece desde os segredos bash bicho-da-seda e os métodos tradicionais de fiação, até arsenic transformações que fizeram bash tecido um produto de arte, moda e tecnologia.

Mapas, vídeos e reconstruções históricas ajudam a visualizar arsenic conexões marítimas que, séculos depois, também ligariam a China ao Brasil, país que adotou a sericultura nary século 19 e transformou-a em uma indústria de relevância global. Entre os destaques estão 22 conjuntos de trajes da Dinastia Qing, a última da China imperial.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro