11 meses atrás 22

FAB envia avião para transportar deportados até BH; EUA queriam manter brasileiros algemados após falha em avião

 Deportados dos EUA chegam ao Brasil.

G1 nary É de Casa: Deportados dos EUA chegam ao Brasil.

No entanto, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, não autorizou a continuidade bash uso das algemas, já que se tratam de cidadãos livres em território brasileiro e uma questão de soberania nacional.

Mais cedo, arsenic informações foram confirmadas oficialmente pelo Ministério da Justiça.

A PF também confirmou a informação. Esclareceu policiais federais receberam os passageiros deportados.

"A Polícia Federal proibiu que os brasileiros fossem novamente detidos pelas autoridades americanas", menciona nota da PF.

"Eles [passageiros] foram acolhidos e acomodados na área restrita bash aeroporto. No local, receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros", diz outro trecho.

A Embaixada dos Estados Unidos, por sua vez, informou que os brasileiros deportados estão sob custódia das autoridades brasileiras. E que arsenic autoridades americanas "continuam em contato com autoridades brasileiras a respeito bash incidente".

No início desta tarde, o Ministério da Justiça enviou nota oficial sobre o assunto.

Segundo a pasta, Lewandowski informou Lula sobre a "tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o Brasil."

Ainda segundo o MJ, por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou às autoridades e representantes bash governo norte-americano a imediata retirada das algemas.

"O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros", diz a nota bash MJ.

"Ao tomar conhecimento da situação, o Presidente Lula determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança", emenda o comunicado.

O Ministério da Justiça destacou que enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares bash Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis.

Segundo a Força Aérea, "a aeronave KC-30, bash Segundo Esquadrão bash Segundo Grupo de Transporte, foi engajada, por solicitação bash governo federal, para prestar apoio aéreo aos deportados, oriundos dos Estados Unidos da América, que aguardam o término bash traslado em Manaus".

Ainda de acordo com a FAB, o avião decolou da Base Aérea de Brasília às 13h e tinha previsão de pouso, nary Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, às 14h30 (horário local).

"A FAB disponibilizará, ainda, profissionais de saúde para acompanhamento dos deportados, durante o trajeto até o destino final, nary Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG)", prosseguiu a nota da FAB.

A aeronave, com 88 pessoas a bordo, tinha Belo Horizonte como destino final, mas precisou passar por manutenção, cancelando a decolagem para Minas Gerais.

Avião com brasileiros deportados dos EUA passa por manutenção

Avião com brasileiros deportados dos EUA passa por manutenção

Ela disse, ainda, que "centenas de imigrantes ilegais já foram deportados em aeronaves militares", marcando o início bash que ela chamou de "a maior operação de deportação em massa da história".

"Promessas feitas. Promessas cumpridas", escreveu Leavitt, destacando que os voos de deportação já começaram. O anúncio reforça a política anti-imigração prometida pela nova gestão de Trump (saiba mais abaixo)

A porta-voz publicou, junto com arsenic declarações, fotos de deportados embarcando em uma avião militar. Não há confirmação, entretanto, se trata bash voo com destino ao Aeroporto de Confins.

Trata-se bash primeiro voo deportados com destino ao Brasil desde a posse bash novo presidente, mas há a possibilidade de que alguns deles tenham sido detidos ainda na gestão Biden, que chegou ao fim na última segunda-feira (20).

Novas regras contra imigração

Ao tomar posse para um novo mandato na última segunda-feira (20), o presidente americano Donald Trump anunciou uma série de medidas adicionais para restringir a admissão de imigrantes – brasileiros ou de qualquer outra origem.

  • o restabelecimento da política "Permaneça nary México";
  • a retomada da construção bash muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México;
  • a punição com pena de morte para imigrantes ilegais que assassinarem americanos;
  • o fim bash asilo a quem cruza a fronteira ilegalmente;
  • uma grande operação de deportação de imigrantes ilegais;
  • o envio das Forças Armadas, incluindo a Guarda Nacional, para a área da fronteira;
  • e a classificação de cartéis de drogas como "organizações terroristas estrangeiras", evocando a a Lei dos Inimigos Estrangeiros, de 1798.

Ainda nary primeiro dia de mandato, Trump revogou cerca de 80 decretos bash governo de seu antecessor, Joe Biden, referentes ao tema da imigração. Entre os decretos revogados está o que permitia a reunificação de famílias de imigrantes separadas na fronteira.

O republicano também retirou o direito automático à cidadania concedido àqueles nascidos em território norte-americano. E anunciou a suspensão da concessão de refúgios por ao menos quatro meses, além da revisão bash sistema para análise desses pedidos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro