O Roblox se vê novamente em confusão após o desaparecimento de um jovem de 15 anos em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Desaparecido há duas semanas, Thomas Medlin teria ido a Manhattan depois da aula, em 9 de janeiro, segundo comunicado da polícia, e não foi mais visto desde então. Segundo a família da vítima, o paradeiro teria acontecido após o adolescente combinar de se encontrar com outro jogador que conheceu no game. Apesar das especulações, a Roblox Corporation divulgou nota informando que, após uma investigação interna, não foram encontradas evidências de envolvimento da plataforma no caso.
O episódio acontece justamente em meio a reclamações e investigações ao redor do mundo sobre a possibilidade de predadores aliciarem menores de idade pela plataforma. Para conter essa prática, o Roblox adicionou, no início do mês de janeiro, uma nova etapa de segurança para crianças, na qual obriga a verificação de idade por câmera para acessar o chat do game. A atualização causou revolta entre os usuários, com protestos em diversos servidores. No Brasil, até mesmo o influenciador Felca foi alvo do jogadores. A seguir, entenda mais detalhes sobre o caso.
Polícia investiga desaparecimento de adolescente após suposto encontro com pessoa que conheceu no Roblox — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro Desaparecimento de jovem pode estar associado ao Roblox, segundo família
Thomas Medlin saiu da escola por volta das 15h30 (horário local) e seguiu até uma estação próxima, onde embarcou em um trêm, conforme relato do Departamento de Polícia do Condado de Suffolk (SCPD). Em imagens de vigilância da Grand Central Station, em Manhattan, o garoto foi visto pela última vez por volta das 17h30. É possível observá-lo de mochila e segurando um objeto grande.
Em entrevista ao canal de TV local News 12, na sexta-feira (23), a mãe de Thomas, Eva Yan, revelou que os detetives acreditam que ele estava indo para a cidade para se encontrar com alguém que supostamente conheceu através do Roblox. "Eu simplesmente não consigo entender por que ele foi embora", declarou James Medlin, pai do adolescente, ao mesmo veículo.
Último registro de Thomas Medlin em estação de trem — Foto: Divulgação/Suffolk County Police Department via People Para além das investigações da polícia local, a Roblox Corporation publicou uma nota no X (antigo Twitter) informando que iniciou uma diligência interna para apurar os relatos de que Thomas planejava se encontrar pessoalmente com alguém conhecido no jogo. Segundo a análise da companhia, o garoto não foi instruído a se comunicar nem a compartilhar informações de contato fora da plataforma. Tampouco houve indicação de uso do bate-papo por voz.
Confira a nota do Roblox na íntegra
Estamos profundamente preocupados com o desaparecimento de Thomas Medlin, uma criança em Nova York, e nossos pensamentos estão com ele e sua família.
Quando soubemos do desaparecimento de um de nossos usuários, seguimos nosso procedimento padrão e iniciamos imediatamente uma investigação, verificando se havia registros anteriores junto às autoridades policiais e entrando em contato com elas para oferecer todo o apoio necessário. Após uma análise minuciosa, constatamos o seguinte:
- Nenhuma tentativa de direcioná-lo para um método de comunicação fora da plataforma.
- Nenhuma informação de contato fora da plataforma foi compartilhada, incluindo nomes de usuário, números de telefone ou outros métodos de comunicação.
- Todo o conteúdo do chat era consistente com as conversas típicas do jogo.
- Não há indícios de que ele tenha usado o chat de voz.
Nossos pensamentos estão com Thomas e sua família, na esperança de seu retorno em segurança. Continuaremos a oferecer todo o nosso apoio às autoridades policiais durante a investigação.
Estamos comprometidos com a segurança. Para saber mais sobre as medidas de segurança implementadas pelo Roblox e como conversar com crianças sobre segurança na internet, acesse http://roblox.com/safetycenter.
Roblox nega que plataforma esteja ligada a desparecimento de garoto nos EUA — Foto: Julio Puiati/TechTudo Roblox adiciona verificação de idade para usar o chat
Em janeiro deste ano, a Roblox promoveu mudanças em suas políticas de segurança diante de reclamações e investigações em diferentes países sobre a possibilidade de predadores sexuais aliciarem menores de idade pela plataforma. Foi introduzida globalmente a verificação de idade por câmera para acessar ao chat do jogo. Na prática, agora só é possível conversar com jogadores da mesma faixa etária ou de idades próximas.
Usuários de Roblox só podem conversar por char com pessoas de faixas etárias parecidas — Foto: Divulgação/Roblox Veja também: 3 jogos que mostram que o XBOX GAME PASS é ESSENCIAL!
3 jogos que mostram que o XBOX GAME PASS é ESSENCIAL!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
2
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/d/P/9RuBAQQECVg6x06LHGWA/maia200chip.png)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/L/p/BPAos8Qv6uoSJOZQy2Gw/ps5-ghostoftsushima-directorscut-jin-defend.png)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro