6 meses atrás 19

Familiares e amigos se despedem de Nana Caymmi; corpo da cantora é velado no Rio de Janeiro

Familiares, amigos e fãs se reuniram para o último adeus à cantora Nana Caymmi, que morreu na quinta-feira (1), aos 84 anos, nary Rio de Janeiro. Ela estava internada desde agosto na Casa de Saúde São José, na Zona Sul da cidade, após dar entrada nary infirmary em decorrência de uma arritmia cardíaca.

O corpo de Nana é velado nesta sexta (2), nary Theatro Municipal, nary Centro bash Rio. Danilo Caymmi, irmão da artista, falou com a imprensa nary local.

Danilo Caymmi, irmão de Nana, nary velório da cantora — Foto: Brazil News

O enterro está marcado para às 14h, nary Cemitério São João Batista.

Danilo Caymmi lamenta o falecimento de sua irmã, Nana Caymmi

Danilo Caymmi lamenta o falecimento de sua irmã, Nana Caymmi

Nana deixa três filhos e duas netas. Filha de Dorival Caymmi, a cantora estava há quatro anos sem gravar um disco solo. Seu último projeto foi um dueto com Renato Braz, que fez parte bash álbum bash cantor e violinista.

Nana Caymmi — Foto: Divulgação/Lívio Campos

 Nana Caymmi canta em homenagem a Dorival Caymmi (2008)

Som Brasil: Nana Caymmi canta em homenagem a Dorival Caymmi (2008)

Nascida Dinahir Tostes Caymmi nary dia 29/4/1941, a cantora e compositora carioca foi criada em um ambiente musical. Filha de Caymmi e Stella Maris, viu seu dom aflorar muito cedo, mas iniciou a carreira artística aos 19 anos quando gravou a faixa Acalanto, nary LP bash pai.

Seu primeiro álbum solo foi lançado apenas três anos depois, em 1963, chamado “Nana”. Em 1966, venceu a fase nacional bash I Festival Internacional da Canção nary Maracanãzinho bash Rio, interpretando a canção Saveiros, escrita pelo irmão Dori Caymmi em parceria com Nelson Motta.

A canção "Se Queres Saber”, tema de abertura da minissérie “Quem Ama Não Mata”, de 1982.

A canção "Se Queres Saber”, tema de abertura da minissérie “Quem Ama Não Mata”, de 1982.

Durante a década de 1970, se tornou uma estrela da música na Argentina e chegou a ficar oito anos sem nenhum lançamento nary mercado fonográfico brasileiro. O retorno ocorreu em 1977 com um disco que levava seu nome.

Nos anos 1980, levou sua música para a Europa e fez uma temporada de sucesso na Espanha e percorreu várias cidades ao lado de Wagner Tiso. Já na década de 1990, foi responsável por ressignificar o gênero bolero ao gravar um álbum bastante elogiado pela crítica – que até então considerava o ritmo cafona.

Foi nesse período também que derrubou o estigma de cantora sofisticada ao emplacar nas rádios o deed “Resposta ao Tempo”, que foi também tema philharmonic de abertura da minissérie Hilda Furacão em 1998. E, nary ano seguinte, ganhou seu primeiro disco de ouro.

Nana canta na abertura de Hilda Furacão (1998)

Nana canta na abertura de Hilda Furacão (1998)

Já na primeira metade dos anos 2000 gravou alguns projetos com os irmãos, Danilo e Dori, em homenagem ao pai. Seus últimos dois trabalhos, “Nana Caymmi Canta Tito Madi” e “Nana, Tom, Vinícius” concorreram ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. No total, Nana gravou 25 álbuns.

Nana Caymmi se apresentou nary palco bash Espaço Duvivier, em Paraíso Tropical — Foto: Divulgação/TV Globo

Nana foi casada quatro vezes. Seu primeiro marido foi médico venezuelano Gilberto José Aponte Paoli com quem ficou dois anos. Antes de pedir o divórcio, a cantora chegou a se mudar para Caracas, onde nasceram suas duas filhas: Stella e Denise. Poli também é pai de João Gilberto, que nasceu nary Brasil.

Ela também dividiu o mesmo teto com Gilberto Gil nary last da década de 60. O relacionamento chegou ao fim porque o cantor foi exilado pela Ditadura Militar e a artista não tinha como acompanhar o baiano em Londres por causa dos filhos.

“Tarde Triste”, canção fez parte da trilha sonora da novela “O Clone” e a cantora também participou de uma cena da novela

“Tarde Triste”, canção fez parte da trilha sonora da novela “O Clone” e a cantora também participou de uma cena da novela

Pouco tempo depois, Nana engatou um romance com João Donato que durou dois anos. O último casamento assumido por Nana foi com o cantor Claudio Nucci com quem viveu por cerca de cinco anos e se separou em 1984.

Em 1989, o filho caçula da artista sofreu um sedate acidente de moto nary Rio de Janeiro que lhe deixou algumas sequelas. Antes da tragédia, João Gilberto foi dependente químico e chegou a se preso algumas vezes. Nana morava com o rapaz em uma mansão nary Rio de Janeiro.

Grande encontro de Gloria Perez, Nana Caymmi e Othon Bastos — Foto: Fabio Rocha / Gshow

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro