1 semana atrás 4

FBI faz buscas na casa de jornalista do Washington Post, diz New York Times

"O governo Trump não tolerará vazamentos ilegais de informações confidenciais que, quando relatadas, representam um grave risco para a segurança nacional de nossa nação", disse Bondi no X.

"MARCAS REGISTRADAS DE REGIMES NÃO LIBERAIS"

"As buscas em redações e jornalistas são marcas registradas de regimes não liberais, e devemos garantir que essas práticas não sejam normalizadas aqui", disse Jameel ‍Jaffer, diretor executivo do Knight First Amendment Institute.

Trump sempre adotou uma abordagem antagônica em relação à mídia e entrou com ações judiciais contra a BBC, o New York Times, o Wall Street Journal e ⁠um jornal de Iowa. Todos os quatro veículos estão lutando contra Trump no tribunal. Outros, incluindo a CBS e a ABC, pagaram milhões de dólares para resolver processos movidos por Trump alegando ‌cobertura injusta.

Promotores no passado recorreram ocasionalmente aos tribunais para tentar obter informações de repórteres, o caso mais notável em uma investigação de vazamento de 2009 que obteve emails do repórter da Fox News James Rosen. Mas eles raramente, se é que alguma vez o fizeram, invadiram a casa de um repórter, disse Gabe Rottman, do Comitê de ‍Repórteres para a Liberdade de ⁠Imprensa, e a apreensão de seus dispositivos eletrônicos poderia dar a eles acesso a material sensível que não tem nada a ver com o caso Perez-Lugones.

"Independentemente de ter sido essa a intenção ou não, isso certamente poderia ter o efeito de inibir a coleta de notícias de fontes confidenciais em geral", disse Rottman.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro