1 hora atrás 2

Ferramenta do BC contra fraude tem 1 milhão de adesões

O número reflete a crescente adesão de cidadãos e empresas a mecanismos adicionais de segurança para blindar CPF e CNPJ contra tentativas indevidas de abertura de contas correntes, contas poupança e contas de pagamento em instituições financeiras. Banco Central, em nota

Iniciativa integra um conjunto de ações do Banco Central voltadas à prevenção de fraudes. Segundo o BC, o objetivo é fortalecer a segurança digital e à promoção da confiança no ambiente financeiro brasileiro. Com a ampliação do uso do BC Protege+, a instituição reforça o compromisso de oferecer soluções acessíveis e eficazes para a proteção da população.

A adesão é facultativa e gratuita. Depois de acessar o BC Protege+, bastará ativar uma proteção que veda a abertura de novas contas em seu nome ou a inclusão dele como titular ou dependente em contas de terceiros.

Feita a adesão, as instituições financeiras estarão prontas para atuar. Com a proteção ativada, os bancos são obrigados a consultar o sistema para saber se a proteção está ativada ou desativada.

Se a proteção estiver ativada:

  1. A instituição financeira não pode abrir a conta nem incluir o correntista como titular ou representante numa conta;
  2. A instituição financeira deve avisar o cidadão que a proteção está ativada;
  3. O cidadão precisa desativar o serviço, se quiser seguir com a contratação.
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro