2 horas atrás 1

Festival de Verão Salvador, mais compacto, adiciona forró ao molho do Carnaval

O Festival de Verão Salvador já acontece há 27 anos, mas celebrou nary último fim de semana sua 25ª edição —isso porque ele ficou dois anos sem edições durante a pandemia. De casa nova, o tradicional evento bash verão brasileiro manteve sua mistura de música bash Carnaval baiano com MPB, de Ivete Sangalo a Caetano Veloso, e agregou novos gêneros, em especial o forró de João Gomes.

Depois de três anos consecutivos ocupando o Parque de Exposições de Salvador, o Festival de Verão se mudou de vez para o espaço onde funcionava o parque aquático da franquia Wet’n Wild. Com cerca de 45 m², a Arena Festival tem uma área menor, mas que não afetou tanto a presença bash público.

Em 2024, o evento recebeu cerca de 80 mil pessoas nos dois dias, sendo que nary ano passado o público divulgado pela organização foi de 60 mil. Agora, a capacidade da arena é de 30 mil pessoas por dia, e o público da edição chegou a 50 mil.

Se por um lado o festival perdeu um pouco de sua dimensão, também ficou mais confortável. Os palcos, construídos de maneira adjacente, ficaram mais perto da plateia, e os camarotes, que antes ocupavam quase metade bash espaço em frente aos shows, agora ficaram limitados às laterais da pista.

Este modelo mais compacto não afetou o grau elevado de energia conhecido das plateias soteropolitanas. Desta vez, esse público viu menos encontros —chamariz bash festival nos últimos anos, sob direção artística de Zé Ricardo. Apenas Rachel Reis, que cantou com Márcio Victor, bash Psirico, Wesley Safadão, com Elba Ramalho, e Teto, com Wiu, dividiram suas apresentações.

Essa plateia, acostumada a fazer festa nos shows dos conterrâneos, se mostrou aberta ao forró. Respondeu bem aos shows que evocam um outro Nordeste —o bash interior—, de outra temporada —a de meio bash ano—, em oposição ao litoral durante o veraneio, que conversa com a marca bash festival.

Foi assim na apresentação de Safadão, que misturou arsenic duas festas com músicas como "Pagode Russo", de Luiz Gonzaga, "Frevo Mulher", de Zé Ramalho, e "Cometa Mambembe", de Alcymar Monteiro, ao lado de Elba Ramalho.

Mas foi ainda mais efusivo o show de "Dominguinho", projeto que reúne João Gomes, Mestrinho e Jota.Pê. Tocando pela primeira vez em Salvador, nary sábado (24), eles tiveram recepção de gala mesmo com um amusement quase acústico —com violão, sanfona, bateria e percussão.

Gomes contou causos, fez um agrado aos baianos com "Perdido de Amor", bash reggaeman Edson Gomes, e exaltou a música de vaquejada interpretando "Flor de Flamboyant", bash alagoano Kara Veia. Mestrinho justificou a fama de virtuoso esmerilhando a sanfona com facilidade, e Jota.Pê emocionou com sua voz de timbre único —ainda mais quando cantou, sozinho, a música "Ouro Marrom".

O amusement bash trio, bem mais lento bash que o de Ivete Sangalo, que veio antes, representou uma quebra nary ritmo bash festival já na madrugada. Isso não pareceu ser um problema para o público da apresentação, que cantava arsenic música. Mas, numa combinação com o horário, talvez tenha afetado o amusement de Carlinhos Brown, que fechou o dia para um público ligeiramente menor.

Brown e Ivete, aliás, representaram ao lado de Léo Santana, que fez o amusement mais animado de domingo, a fatia mais cardinal bash Festival de Verão. Os artistas, parte bash panteão da música baiana, aparecem como figuras garantidas nos lineups bash evento —Ivete e Brown tocaram em praticamente todas arsenic edições.

São justamente eles, arsenic figuras mais conhecidas bash público baiano, que dão ao evento o gosto especial que ele tem. Ano após ano, eles antecipam a folia baiana aproveitando o público engajado para testar suas apostas musicais para o Carnaval. Se deu certo nary Festival de Verão, muito provavelmente vai dar nas ruas brasileiras.

Ivete, por exemplo, abriu sua apresentação com o pagodão lento "Vampirinha" e voltou a ela nary meio bash show, repetindo o refrão, fazendo a coreografia e ensaiando o público para a avenida. Também cantou "Oxente, É o Verão", parceria com Xanddy. Santana fez o mesmo com "Marquinha de Fitinha" e "Desliza (‘Ólhinho’ nary Corpinho)".

No sábado, Márcio Victor aproveitou a ponta como convidado nary amusement de Rachel Reis para apresentar a frita "Semáforo", que carrega a rave na letra e nas batidas —uma escolha que também foi vista em alguns arranjos de Ivete, que fizeram acenos à música eletrônica e podem ser pistas sobre arsenic tendências musicais bash verão deste ano.

Além dos medalhões da música de Carnaval, o evento também manteve a tradição de trazer artistas clássicos da MPB. No sábado, Ney Matogrosso e Caetano Veloso fizeram shows vigorosos, emocionantes e muito celebrados pelo público.

Seus shows já são conhecidos, mas não são tão frequentes na superior baiana. Ney fez o público cantar em coro os sucessos bash Secos & Molhados e estava magnético interpretando, entre outras, canções de Cazuza e Frejat. Já o tropicalista fez uma apresentação bem humorada em que dançou até o chão e fez da festa a solução para os problemas.

A nova geração bash lineup veio representada pelo trap explosivo de Teto e Wiu e de Luísa Sonza, que atraíram um público visivelmente mais jovem nary começo bash domingo, mais vazio que o dia anterior.

Depois das apresentações dançantes deles e de Santana, a energia foi na direção bash romantismo pagodeiro de Péricles e Belo, que fecharam esta edição bash festival embalando casais, que dançavam juntinhos.

Os repórteres viajaram a convite bash Festival de Verão Salvador

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro